Os dados são revelados numa pesquisa da Gartner realizada em 2022 que contou com quase 300 Chief Financial Officers. 73% dos CFO inquiridos coloca a área das vendas como aquela com maior propensão a receber aumentos no orçamento este ano
Apesar a diminuição dos orçamentos das empresas para este ano, as áreas de vendas, IT corporativo e supply chain destacam-se na linha da frente para receber mais financiamento em 2023. Os dados revelados pela Gartner demonstram que os Chief Financial Officers (CFO) estão a planear os orçamentos de 2023 em função destas três áreas. “Os dados mostram-nos onde os CFO vão alocar em primeiro lugar o aumento do orçamento, à medida que obtivermos mais certezas sobre a inflação, políticas federais, a força do consumidor e as mudanças nos gastos corporativos nos próximos trimestres”, revela Alexander Bant, responsável de investigação de finanças da Gartner. A pesquisa realizada em novembro de 2022, e que contou com quase 300 CFO, demonstrou que as vendas são a área com maior probabilidade de ter um aumento de orçamento este ano, com 73% dos CFO a garantir aumentos planeados e quase metade em 10% ou mais. 29% dos inquiridos planeiam um aumento do orçamento para o IT corporativo, com aumentos de 10% ou mais. De seguida surge a área de supply chain – 61% - como a terceira área mais provável para receber aumentos, ainda que moderados. Sendo a área da transformação digital uma área estratégica para os executivos, este é também um setor onde os CFO e os CEO exigem maior retorno relativamente ao investimento em tecnologia. Os especialistas da Gartner justificam o aumento dos investimentos em supply chain com os constrangimentos que a área atravessou, sobretudo durante o tempo pandémico. Alexander Bant considera que os “CFO não querem reduzir o marketing no momento errado do ciclo económico”, com alguns profissionais a optarem por grandes aumentos e outros a planearem cortes nos orçamentos. |