O cenário não é animador para os tablets tradicionais, mas promissor para os dois-em-um, à medida que os utilizadores procuram cada vez mais tablets com teclado
As vendas de tablets vão cair 8,1% este ano, em comparação com 2014, com a IDC a prever que se vendam até ao fim do ano 211.3 milhões de tablets. Os tablets tradicionais estão a ser canibalizados pelos que incluem teclado destacável, ou seja, os híbridos ou dois-em-um, o form factor que será uma fatia cada vez maior das vendas. “O segmento dos destacáveis irá quase duplicar em tamanho no próximo ano, registando mais de 75% de crescimento, em comparação com 2015, aponta Jean Philippe Bouchard, research director na IDC. Os tablets mais pequenos também vai cair, com a consultora a estimar que a quota de mercado para a categoria de 7 a 9 polegadas diminuía 43 por cento em 2019 (era de 64.1 por cento em 2014). Isto significa que os tablets de médio e grande tamanho irão impor-se – os de 9 a 13 polegadas crescerão para os 55.1 por cento de quota de mercado em 2019, quando em 2014 eram de 35.8. Os tablets com mais de 13 polegadas terão 2 por cento do mercado em 2018, segundo as previsões da IDC. A verdade é que o crescimento dos convertíveis é uma boa notícia para a Microsoft e o Windows 10, com a IDC a prever que o market share dos convertíveis Windows mais do que duplique em 2019. O crescimento desta categoria também será impulsionado pela adoção empresarial, de acordo com as estimativas da consultora. |