Relatório indica que os consumidores de 5G têm três vezes mais probabilidade de mudar de fornecedor devido a más experiências de conectividade em grandes locais, como estádios, recintos de entretenimento e aeroportos
Um em cada cinco utilizadores de smartphones 5G que procuram por experiências de serviço 5G diferenciadas, como qualidade de serviço, para aplicações exigentes estão dispostos a pagar aos fornecedores de serviços de comunicação (CSP) um valor de até 11% para aproveitar a conectividade de valor agregado, segundo o mais recente relatório ConsumerLab da Ericsson. O relatório focado na satisfação e na fidelidade do utilizador– designado “5G Value: Turning Performance into Value” – destaca o potencial de negócios do CSP para 5G, à medida que um número crescente de assinantes em todo o mundo expressa maior satisfação com o 5G. Revela também que experiências insatisfatórias de conectividade 5G em locais importantes, como estádios, recintos de entretenimento e aeroportos, podem aumentar até três vezes a probabilidade de os clientes mudarem de fornecedor de serviços de comunicações. A pesquisa abrangente – que reflete as opiniões de cerca de 1,5 mil milhões de consumidores em todo o mundo, incluindo cerca de 650 milhões de clientes 5G – faz parte de uma série de pesquisas da Ericsson que acompanhou a evolução do mercado consumidor 5G desde 2019. A pesquisa também demonstra que os próprios fatores que influenciam a satisfação do consumidor estão a mudar - principalmente de considerações de cobertura geográfica 5G para métricas baseadas na experiência de aplicações, como qualidade de streaming de vídeo, experiência de jogos móveis/chamadas de vídeo e consistência de velocidade 5G - especialmente entre os primeiros adeptos do 5G. Jasmeet Singh Sethi, Diretor do Ericsson ConsumerLab, afirma que cerca de 37 por cento dos consumidores 5G entrevistados acreditam que o aumento das permissões de dados nos seus planos 5G justificaria cobranças de tarifas premium dos CSP. “Curiosamente, cerca de um em cada cinco utilizadores de smartphones 5G entrevistados expressaram uma clara preferência por qualidade diferenciada de conectividade de serviço. Em vez de se contentarem com o desempenho 5G genérico, estes utilizadores estão a procurar ativamente um desempenho de rede elevado e consistente, especialmente adaptado para aplicações exigentes e locais-chave específicos. A pesquisa revela que estão dispostos a pagar um valor de 11% se o seu fornecedor de serviços oferecer isso”, indica Jasmeet Singh Sethi. Sethi afirma que outro indicador de fidelidade do cliente 5G está relacionado às experiências dos consumidores com a conectividade em locais movimentados e locais de grandes eventos. “É aqui que muitos consumidores de 5G esperam claramente que o 5G seja capaz de lhes proporcionar uma experiência de valor acrescentado – por exemplo, para melhorar uma noite fora num grande local de entretenimento ou quando viajam num aeroporto. Se a sua experiência nesses locais for fraca, é três vezes mais provável que mudem para um fornecedor que possa fornecer a experiência 5G ideal”. O Diretor de Tecnologia (CTO) da Ericsson, Erik Ekudden, afirma que o relatório confirma o potencial das API de rede para programadores, como um meio para os fornecedores de serviços de comunicações oferecerem experiências de rede aprimoradas pelas quais os clientes estão dispostos a pagar. “Na era do 5G, as interfaces de programação de aplicações de rede são interfaces de negócios para programadores e fornecedores de aplicações, dando-lhes acesso aos recursos de rede por meio de interfaces familiares e fáceis de usar”, refere. “À medida que observamos os consumidores a expressar uma disposição de pagar por novas funcionalidades e qualidade de serviço diferenciada, fica claro que essas API estão a mudar o setor. Promovem um ambiente onde os programadores obtêm acesso aos recursos 5G para oferecer experiências premium distintas. Para os fornecedores de serviços de comunicação, as API geram novas receitas ao revelar o valor inerente de suas redes”, diz Ekudden. |