Em 2022, segundo o World Economic Forum, 42% das tarefas do nosso dia-a-dia serão executadas por máquinas comparativamente com 29% de hoje
O crescimento é justificado pela prioridade das organizações em transformar e otimizar o Workplace, assim como pelas pessoas estarem a ficar mais proeficientes na utilização de tecnologia, procurando otimizar as suas tarefas. A inovação traz o enorme desafio de fazer um uso mais inteligente do capital humano e das tecnologias disponíveis. Com a transformação do Workplace, as organizações com a procura de soluções digitais e/ou com a ampliação das competências serão determinantes no impacto das funções do futuro e da força de trabalho. Quando falamos em competências abordamos soft skills, para temáticas como o pensamento crítico ou o trabalho em equipa, e hard skills para tarefas como funcionar com novas tecnologias. Seguindo as prioridades das organizações e a visão de Workplace da Gartner, a Claranet criou um programa de transformação do espaço de trabalho com a missão de medir e ajudar na melhoria das competências das pessoas, e ajudar na produtividade com soluções tecnológicas inovadoras como: devices, plataformas de colaboração, aplicações inteligentes e seguras. Neste programa são criadas atividades orientadas a resultados de mudança de comportamentos e de adoção de soluções tecnológicas. Como atividades diferenciadoras do programa, têm principal relevância: · Inovar sem complicar – Numa fase de arranque, começamos por uma visão de Workplace de futuro, com referências Gartner, onde são apresentadas as melhores tecnologias/tendências e são definidos os resultados esperados. A partilha de experiências e o saber ouvir são caraterísticas fundamentais nesta fase, para criação de uma base de confiança que permita falar de inovação sem medo e enquadrada no que foi criado até hoje pela organização. · Construir com os colaboradores – Cocriação é a forma de estar. A visão de tendências de Workplace tem que ser complementada com objetivos e desafios dos colaboradores na otimização de produtividade e ganho de competências. Uma correta avaliação de desafios permitirá selecionar as soluções digitais mais apropriadas para a potenciação do capital humano, reforçando a sua produtividade, o trabalho de equipa, o pensamento crítico, o relacionamento interpessoal, entre outros. · Influenciar a mudança – Hoje procuramos nas organizações novas formas de sensibilizar o porquê da mudança. Na Claranet abordamos os projetos de Change Management com a metodologia e consultores certificados Prosci. Temos como objetivo garantir programas de influência onde a mensagem de mudança é clara e chega rápido num contexto de Word-of-Mouth. Assim, privilegiamos a partilha e o patrocínio de novas experiências com programas de sponsorship de mudança, celebração para inovação, e comunicamos de forma simples e curta. Deixou de ser obrigatório estar nestes programas e passou a ser um privilégio participar. · Experiência do colaborador – O feedback de experiência. Criámos uma plataforma Voice of Employee, associada em todos os projetos de Workplace para medir o feedback dos colaboradores, a melhoria de competências e sugestões para melhorar o engagement das pessoas no processo de transformação. A recorrência de recolha de informação é crítica e as ações implementadas. Nesta fase, conseguimos perceber a evolução do capital humano e novos objetivos para uma contínua melhoria do Workplace. · Produtividade-as-a-Service – Commitment para melhorar produtividade. Os programas de melhoria de capital humano devem ser contínuos. Hoje, na Claranet, criamos um programa de transformação de Workplace-as-a-Service com Change Management de forma contínua e avaliada em dois pilares fundamentais: transformação das competências, apresentando resultados da relação dos projetos digitais com a melhoria de competências pessoas e otimização de tempo, onde existe um compromisso com a eficiência na produtividade das pessoas, garantindo uma poupança de tempo acordado por cada ano de trabalho. Na Claranet, temos uma ambição infinita para, na transformação do Workplace, procurar contínua inovação, as melhores tecnologias, e claro, a realização permanente das pessoas nas organizações.
Branded Content co-produzido pela MediaNext para a Claranet |