O fabricante japonês está cada vez mais empenhado na transformação do seu modelo de negócio, menos centrado no hardware e mais vocacionado para as soluções, sobretudo nas que melhoram a qualidade de vida das pessoas e onde se incluem as smart cities.
Em junho do ano passado a NEC deu a conhecer uma nova mensagem de negócio - "Orchestrating a brighter world", que agora incorpora como assinatura de marca corporativa. Na prática, este reforço do conceito espelha a aposta cada vez maior do fabricante japonês nas soluções, e já não tanto no hardware. Apesar de em Portugal a área das telecomunicações continuar a ser a mais importante, como nos contou João Paulo Fernandes, diretor-geral de vendas e marketing da NEC Portugal, “a tendência é para que não seja tanto assim dentro de pouco tempo”. A estratégia está agora muito mais próxima das soluções e esta é a mensagem que a marca pretende passar. Neste capítulo, o enfoque está nas “soluções para a sociedade”, uma designação da qual a NEC não abdica no momento de marcar uma posição, centradas em quatro áreas: segurança, eficiência de recursos, sustentabilidade (onde se incluem soluções para verticais como a saúde, por exemplo, ao nível da e-health) e equidade (a tecnologia como meio para atenuar as assimetrias no acesso a determinados serviços, por exemplo). As smart cities são um dos segmentos que a NEC está a endereçar e onde vê mais oportunidades, disponibilizando soluções de gestão end-to-end que contemplam inclusive análise de dados. |