O relatório da Canalys referente ao segundo trimestre do ano volta a sublinhar a queda no mercado de smartphones, mas Samsung e Huawei continuam a conseguir crescer
A venda global de smartphones desceu 2% em relação ao ano anterior. Samsung e Huawei conseguiram ver os seus resultados a melhorarem, mas no caso da Huawei a entrada em mercados fora da China sofreu uma quebra como resultado do ‘ban’ dos EUA. As cinco principais marcas de smartphones a figurarem o top da Canalys são a Samsung – com 23,2% da quota de mercado; a Huawei – com 17,7%; a Apple – com 10,9%; a Xiaomi – com 9,7% da fatia; e a Oppo, que conta para 9,2% das vendas totais de smartphones. A Apple foi a que viu as suas vendas decrescerem de forma mais acentuada, com uma descida de 13%. Samsung cresceu 6% e Huawei 8%. Xiaomi e Oppo mantêm aproximadamente a mesma quota de mercado que tinham no mesmo período de 2018. A resposta para os resultados da Samsung está, segundo a Canalys, na A Series lançada pela marca, responsável por mais de 50% das vendas no segundo trimestre de 2019. Além disto, “a Samsung beneficiou dos mercados europeus em maio e junho devido às dificuldades que a Huawei enfrentou”, justifica Rushabh Doshi, Diretor de Investigação da Cananalys. |