Na jornada para a cloud é necessário que o integrador de IT esteja sempre com o cliente, não só nos processos de estratégia e migração, como também na otimização
A tendência de migração de serviços para o modelo multi-cloud tem crescido de forma acentuada, muito graças à facilidade com que podemos retirar o melhor partido de cada tipo de cloud e de cada cloud provider. No entanto, muitas vezes esta migração permanece presa a uma simples estratégia de movimentação de recursos de computação para fora do on-prem. É uma mudança de paradigma difícil para muitas organizações que durante décadas se basearam em práticas convencionais que compravam ao invés de consumir IT. É por isso que muitas delas não têm em conta as diferentes abordagens e modelos financeiros específicos em cenários multi-cloud. O conceito de multi-cloud forçou também os integradores de IT, que durante anos posicionaram as suas soluções baseadas em especialistas divididos por tipos de oferta, a mudarem o paradigma e estratégia de venda, pois num só conceito passaram a presentes as várias unidades de negócio - sistemas, redes, segurança e colaboração. Hoje é necessário criar estratégias assentes em novas funções de colaboradores, novo software e novos processos que acompanhem o cliente de forma permanente numa lógica não só de upselling, mas de consultoria de otimização financeira dos consumos. Já o cliente deverá trabalhar com um parceiro a awareness e aprender como desenvolver a sua estratégia e controlar os respetivos custos. Trata-se de adotar um conceito inexistente no modelo de infraestrutura tradicional - “Gestão Financeira da Cloud” ou FinOps. Este é o primeiro pilar de uma estratégia madura de adoção multi-cloud, que se divide: 1. Visibilidade
2. Otimização
3. Governance e automação
4. Integração no negócio
A framework Route2Cloud_, resulta de know-how especializado aliado a anos de experiência, e tem perfeitamente identificadas todas as fases e necessidades, estando assim preparada para responder aos desafios e ajudar os clientes na sua jornada para a cloud.
Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Warpcom |