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Retalho: estar no digital não é suficiente

Desde o início da pandemia que o digital tem vindo a ganhar uma maior relevância para os negócios – quer estes sejam de pequena, média ou grande dimensão. Aqueles que ainda não tinham aderido a este fenómeno, tiveram de o fazer, enquanto os que já lá estavam tiveram de aprimorar a sua oferta perante consumidores cada vez mais exigentes e uma oferta que crescia diariamente

Retalho: estar no digital não é suficiente

A verdade, que ficou mais clara do que nunca com a explosão do digital, é que não basta estar no mesmo. É necessário ter uma plataforma de qualidade que tenha em atenção a segurança dos dados dos clientes, sistemas de pagamento seguros e uma logística rápida e de confiança – em que cada pormenor é pensado ao detalhe para garantir a melhor experiência possível. E, mais importante, que também a loja física reflita os avanços tecnológicos e preocupações verificadas no online, ou, não fosse o phygital uma realidade que impera no setor.

Para um cliente torna-se estranho que as tendências digitais não sejam visíveis numa ida a uma loja, tendo em conta que a implementação de tecnologia no atendimento ao cliente agiliza processos e dá resposta a necessidades imediatas que este possa ter. Por exemplo, para o consumidor é muitas vezes incompreensível ter de esperar numa fila para pagar, dar entrada num serviço, ou até mesmo, fazer uma devolução, quando existem soluções que podem facilitar a sua experiência de consumidor. Além disso, quando através de um site ou da internet, já podem fazer quase tudo, porque é que numa loja não existem dispositivos que também lhes deem essa oportunidade? É esse equilíbrio que um negócio tem de encontrar para dar resposta às exigências do mercado e destacar-se da concorrência.

Hoje a conjugação das duas experiências é a nova realidade que o consumidor procura. Contudo, esse cenário idílico só é possível através de parceiros e stakeholders de confiança que tornam possível oferecer essa experiência ao cliente. É aí que entra a SoftFinança e que podemos fazer a diferença.

Apesar de termos surgido no mercado com soluções dirigidas unicamente para a banca, há 32 anos já era preocupação da SoftFinança oferecer soluções tecnológicas disruptivas, que antecipassem as necessidades do mercado e com foco na satisfação do cliente. Embora tendo, ao longos dos anos, alargado a sua atividade a outros setores, foi ainda na banca que impulsionámos o Home & mobile banking no canal digital, e a par disso, fomos pioneiros na implementação de soluções que melhoram a experiência do cliente no espaço físico, como as soluções de Digital Signage e quiosques interativos.

Não podendo hoje dissociar o espaço físico do digital, procurando os clientes uma experiência única, independentemente do canal em que se encontrem, o facto das nossas soluções serem integráveis com as restantes plataformas dos nossos clientes, como por exemplo o ERP e/ou CRM, permite um cruzamento e tratamento dos dados dos seus clientes em todas as suas dimensões antecipando hábitos de consumo, necessidades e preferências dos clientes e, consequentemente, direcionar e personalizar a comunicação, oferecendo- lhes produtos e serviços do seu interesse; e sobretudo, fidelizá-los por estarem satisfeitos com a oferta e serviços prestados – sendo este um ótimo exemplo das vantagens da união do físico ao digital no retalho.

A verdade é que existem diversos fatores a ter em conta na junção destes dois conceitos, sendo exemplo disso, também, os sistemas de pagamento – as lojas que só aceitam dinheiro, por exemplo, têm de adaptar-se à nova realidade em que o cliente quer poder fazer e pagar tudo através do seu telemóvel, ou de um site, sem nunca ter de preocupar-se em levantar dinheiro, ou se tem, ou não, o cartão bancário consigo. Também aqui a SoftFinança é diferenciadora, oferecendo aos seus clientes soluções de pagamento digitais e de ponto de venda, com gestão centralizada numa só plataforma, permitindo uma visão global de todos os canais de contacto com os seus clientes.

A SoftFinança pode ajudar os seus clientes a elevar a eficácia do seu negócio, sendo que temos diversas soluções que podem ser conjugadas com o objetivo de proporcionar uma experiência fácil, intuitiva e segura aos consumidores, uma vez que, atualmente, estamos perante um cliente cada vez mais exigente, que baseia as suas escolhas na experiência que lhe é proporcionada. Mais do que a fidelização a uma determinada marca, procuram sim, a superação das suas expectativas.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela SoftFinança

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