Resultados da SAP impulsionados pela Cloud

A SAP revelou os seus resultados financeiros, relativos ao último trimestre, assim como de todo o ano de 2015.

Resultados da SAP impulsionados pela Cloud

Os dados divulgados apontam para um crescimento acelerado na Cloud e um crescimento de dois dígitos no seu negócio core de licenças de software. No final do ano, as receitas não-IFRS de Cloud e software cresceram 20 por cento (12 por cento a taxas constantes), tendo ultrapassado as previsões da empresa que apontavam para uma percentagem de crescimento de 8 por cento (10 a taxas constates).

O sucesso das vendas da SAP na Cloud cresceram anualmente 103 por cento, para 883 milhões de euros e 75 por cento no quarto trimestre para 344 milhões de euros. As receitas não-IFRS de subscrições e suporte na Cloud foram de 2,30 mil milhões de euros (2 mil milhões de euros a taxas constantes). O lucro operacional não-IFRS foi de 6,35 mil milhões (5,903 mil milhões com uma taxa constante, ultrapassando a previsão anual de 5,6 – 5,9 mil milhões a taxas constantes).

“A nossa força em 2015 mostra que o ciclo de inovação S/4HANA está no bom caminho", afirmou Bill McDermott, CEO da SAP. "A abrangência da nossa visão na cloud diferencia a SAP dos outros fornecedores. Ganhámos na cloud e em software, no lucro operacional e estamos mais que confiantes que o nosso negócio no futuro continuará a ser de crescimento rentável".

A nível de resultados, a adoção da solução SAP S/4HANA mais do que duplicou no quarto trimestre, com mais de 2.700 clientes em todas as regiões e indústrias no final de 2015. A solução SAP S/4HANA está também a catalisar uma ampla adoção, pelos clientes, de todo o nosso portefólio de inovação.

A contagem de clientes da solução SuccessFactors Employee Central, que é o cerne oferta de Gestão de Capital Humano da SAP, superou o milhar pela primeira vez no quarto trimestre. A SAP está a ganhar aos seus principais concorrentes de HCM, especialmente nos mercados fora dos Estados Unidos.

A SAP registou também um crescimento significativo, na ordem dos três dígitos, nas suas soluções de Customer Engagement and Commerce (CEC).

O SAP Business Network Group, que compreende a Ariba, Fieldglass e a Concur, fornece os atributos comuns de uma plataforma aberta e um ecossistema alargado de clientes, fornecedores, parceiros e programadores que entregam cada vez mais conteúdo e inovação. As novas encomendas de Cloud para a Business Network aumentaram 187 por cento ao longo do ano para 309 milhões de Euros.

Em relação à região EMEA, a SAP apresentou um desempenho significativo no quarto trimestre, com um aumento de 11 por cento nas receitas não-IFRS de Cloud e software, incluindo um forte desempenho de dois dígitos em licenças de software na Alemanha e Rússia. As receitas não-IFRS de subscrições e de suporte na Cloud na região da EMEA aumentaram 53 por cento, com um forte crescimento de dois dígitos em novas encomendas de Cloud.

Previsões para 2016

Em 2016 a empresa espera que as receitas anuais não-IFRS de  subscrições e suporte na Cloud se situem no intervalo de 2,95/3,05 mil milhões de euros, numa taxa de câmbio fixa. A nível de Cloud e software esperam-se crescimentos de 6 e 8 por cento, respetivamente, numa taxa de câmbio fixa.
A empresa espera que no decorrer deste ano o lucro operacional não-IFRS se situe entre os 6,4 mil milhões e 6,7 mil milhões de euros, numa taxa de câmbio fixa.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.