A maioria dos profissionais de TI de algumas das mais empresas prestigiadas de todo o mundo dão nota negativa, ou praticamente negativa, às suas empresas no que diz respeito a implementar tecnologias de transformação e a incentivar a inovação com o objetivo ganhar vantagem competitiva face aos seus concorrentes.
Estes dados são parte integrante do estudo "Transform to Better Perform", do Business Performance Innovation (BPI), que demonstrou falhas entre a vontade dos líderes empresariais em acelerar a transformação do negócio através de tecnologias, e a capacidade das suas empresas em tornar possível que isso aconteça. Segundo esta pesquisa, muitas das redes, data centers e sistemas backend usadas atualmente têm falta de planeamento, lacunas em funções-chave, financiamento insuficiente e não se encontram em sintonia com o negócio, o que leva à renovação das infraestruturas de TI a ser um desafio. O novo relatório, intitulado "Bringing Dexterity to IT Complexity: What's Helping or Hindering IT Tech Professionals”, sucede ao estudo anterior, "Transform to Better Perform", patrocinado pela Dimension Data. Este estudo realça que as empresas de TI têm falta de profissionais competentes precisamente nas áreas em que pretendem acelerar o desenvolvimento e a inovação, pois tanto os executivos como os profissionais de TI dizem que a vontade das empresas é exatamente proceder a implementações mais rápidas de novas aplicações e melhorar a experiência para o cliente. No entanto, confessam que as suas maiores falhas se encontram a nível do planeamento a longo prazo, desenvolvimento aplicacional, análise de dados e engenharia de software, revelando que gastam mais de 50 por cento do seu tempo na resolução de problemas e manutenção de sistemas proprietários em vez de estarem focados na inovação. O estudo revela que 35 por cento dos inquiridos apontam que a capacidade de adaptação a novas tecnologias de transformação das empresas é boa ou muito boa, que mais de 70 por cento dos funcionários de TI confessam ainda não ter começado ou estar apenas a começar o caminho para a transformação TI e que apenas 15 por cento têm um plano claro para a transformação. Entre outras queixas das equipas TI está o facto dos business managers tardarem muito tempo até os incluírem nos processos, indicando ainda não haver recursos suficientes para que o trabalho seja feito e não serem vistos como parceiros fidedignos no processo de inovação. Referem ainda que a utilização da Cloud "não faz sentido" para os seus negócios, com apenas 34 por cento das empresas a utilizarem a Cloud para armazenamento de dados, e quase metade a utilizá-la para aplicações software-as-a-service. Verificou-se que mais de um terço dos inquiridos revelou que as suas empresas ainda não chegaram à Cloud. |