Inquérito revela que 87% dos profissionais de marketing estão preocupados com os avanços tecnológicos e como a tecnologia pode substituir o seu trabalho na indústria
Com a evolução da dinâmica organizacional e as rápidas mudanças tecnológicas, 87% dos profissionais de marketing estão preocupados como a tecnologia, incluindo a IA generativa, pode substituir empregos na sua indústria, de acordo com um inquérito da Gartner. O inquérito junto de 627 profissionais de marketing entre agosto e setembro de 2023 descobriu que 89% dos profissionais de marketing estão preocupados com demissões nas suas empresas. Embora a maioria dos profissionais de marketing esteja otimista quanto à progressão na carreira e preparação de competências, 55% relatam ter expectativas de trabalho incompatíveis com as suas funções atuais. Este receio é agravado pela incerteza do ambiente empresarial e pela carga indevida da tecnologia de marketing: 61% dos profissionais de marketing revelam que se depararam com uma mudança tecnológica e/ou de processo nos últimos 12 meses. Além disso, os profissionais de marketing também citam a instabilidade na liderança como um fator, com 20% a ter experimentado uma mudança recente na liderança sénior de marketing. “Estas descobertas devem ser um sinal de alerta para os CMO, já que a alta incerteza do ambiente empresarial, as expectativas de função incompatíveis e a carga de martech podem levar ao esgotamento, bem como ao aumento do desgaste”, explica Iliyana Hadjistoyanova, Director, Advisory na Garnter Marketing Practice. “Os CMO devem reorientar a sua estratégia de talentos e priorizar o desenvolvimento com um forte foco na melhoria de competências e na gestão da mudança para garantir que a sua função esteja preparada face às perturbações contínuas”. |