Profissionais afirmam que IA generativa poupa tempo no trabalho

Estudo revela que 83% dos profissionais que utiliza IA Generativa no trabalho acredita que a sua utilização permite realizar tarefas mais rápido e 81% que melhora a qualidade do trabalho

Profissionais afirmam que IA generativa poupa tempo no trabalho

Cerca de seis em cada dez profissionais em todo o mundo revelam que a utilização de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) generativa lhes poupa tempo no exercício das suas funções, segundo o estudo “AI at Work: Friend and Foe”, realizado pela Boston Consulting Group (BCG). Dos 72% de profissionais que utilizam IA generativa no trabalho, 58% afirma que esta tecnologia permite economizar mais de cinco horas semanais, sendo que 41% está a utilizar esse tempo extra para executar mais tarefas, 39% para realizar novas atividades e 38% para dedicar a ações mais estratégicas.

Cada vez mais, os profissionais reconhecem os benefícios que a IA generativa acarreta, nomeadamente ao nível da produtividade. A maioria dos utilizadores desta tecnologia reporta uma poupança potencial de mais de cinco horas semanais, na aceleração de atividades rotineiras, como aceleração de pesquisa e automatização de trabalho administrativo”, afirma Manuel Luiz, Managing Director e Partner da BCG em Lisboa, em comunicado. “Neste contexto, as empresas devem apoiar a sua força de trabalho na adoção das novas tecnologias, com benefícios ao nível da produtividade do trabalho, mas também ao nível de melhoria da proposta de valor apresentada aos empregados. Apenas desta forma as empresas conseguirão retirar todo o proveito que a ferramenta pode gerar”.

Apesar das perspetivas positivas da maioria dos profissionais quanto ao impacto da IA generativa na sua produtividade, o sentimento geral sobre esta tecnologia é de otimismo cauteloso. O inquérito revela que 42% dos profissionais tem confiança na mesma, em comparação com 26% em 2023, porém, a ansiedade também aumentou de 12% em 2023 para 17% este ano. Além disso, 42% dos inquiridos afirma sentir medo de perder o emprego devido à IA generativa, um aumento de seis pontos percentuais face aos 36% registados o ano passado.

À medida que as organizações ultrapassam os projetos-piloto e começam a integrar a tecnologia de forma generalizada, quase dois terços dos líderes (64%) revelam que estão a implementar ferramentas IA generativa para remodelar as empresas. A utilização desta tecnologia aumentou no último ano, sobretudo para os colaboradores da linha de frente, sendo que 52% admite utilizar a IA generativa regularmente, um incremento de 32 pontos percentuais face a 2023, e 43% destes revelam utilizá-la para o trabalho.

Também se verificou um crescimento na sua utilização por parte dos executivos, sendo que 88% admite utilizar a tecnologia, um aumento de 8 pp. face ao ano passado, e destes, 82% afirma utilizá-la para fins laborais. No entanto, quanto mais os profissionais utilizam a IA generativa, maior é a probabilidade de recearem perder os seus empregos, visto que entre os inquiridos que a utilizam frequentemente, 49% acredita que o seu emprego pode desaparecer na próxima década, face a 24% dos profissionais que não a utiliza.

Embora as organizações tenham feito progressos na formação das equipas, ainda há margem para evoluir. Apenas 28% dos colaboradores de primeira linha já recebeu formação sobre como a IA generativa está e continuará a impactar os seus empregos - tendo crescido 14 pontos percentuais em relação ao ano passado - em comparação com metade (50%) dos líderes, um aumento de seis pontos percentuais face a 2023. A falta de formação pode explicar o facto de os colaboradores sentirem menos confiança (33%) e mais ansiedade (22%) face à tecnologia, em comparação com os líderes, cuja proporção de confiança e ansiedade perante a IA Generativa é de 50% e 15%, respetivamente.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.