Preços da tecnologia de consumo deverão diminuir a partir de julho do próximo ano

A Organização Mundial do Comércio decidiu eliminar as tarifas de importação para diversos produtos de IT e eletrónica de consumo, a partir de julho do próximo ano, abrangendo 192 países

Preços da tecnologia de consumo deverão diminuir a partir de julho do próximo ano

A Organização Mundial do Comércio (OMC) decidiu terminar com as tarifas de importação em produtos de consumo, como consolas de jogos, televisores, GPS e também processadores avançados.

Por essa altura a grande maioria das economias sentirão estas alterações, com as tarifas a serem abolidas em cerca de 130 categorias de equipamentos de TI, refletindo 88 por cento das importações afetadas, de acordo com o diretor-geral da OMC, Roberto Azevedo. A eliminação de tarifas decorrerá de forma progressiva dentro dos próximos sete anos.

A OMC estima que, em 2019, 95 por cento das importações afetadas por estas alterações estarão isentas de tarifas, em 201 categorias de produto.

Alguns exemplos de produtos que estão também abrangidos pelo novo acordo comercial são os ecrãs táteis, satélites de telecomunicações, ferramentas para fabricode circuitos impressos e alguns equipamentos médicos.

Os carros não estarão diretamente afetados, embora os componentes para os tornar mais seguros e eficientes a nível do combustível são também uma das categorias isentas de tarifas, segundo a European Semiconductor Industry Association.

De acordo com a Digital Europe, grupo de lobby da indústria de IT, esta decisão afeta cerca de 10 por cento do comércio mundial de produtos de tecnologias de informação e comunicação, eliminando cerca de 50 mil milhões de dólares em tarifas, anualmente. Espera-se um impulso de 190 mil milhões de dólares para o PIB mundial, através destas alterações.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.