O mundo evoluiu, as pessoas mudaram, as organizações transformaram-se e a tecnologia ocupa hoje um papel central em todas as áreas da nossa vida.
De facto, assumiu-se de tal forma no nosso quotidiano que nos vimos, quase sem darmos conta, no meio daquilo a que chamamos a Era da Transformação Digital em que as atividades outrora manuais, morosas, burocráticas e dependentes do suporte físico deram lugar a processos digitais mais rápidos e mais eficientes, que permitem às organizações responder aos seus desafios diários de forma mais eficaz. Esta realidade obrigou as empresas a deixarem de ver o software como uma ferramenta ocasional e que estava ao dispor de alguns para tarefas muitas específicas, para passarem a vê-los com sistemas empresariais que respondem a uma necessidade comum. Há mais de cinco décadas no mercado, e assumindo-se desde sempre como líder, a Esri com a Plataforma ArcGIS, acompanhou esta evolução e os SIG hoje não são já um software restrito aos gabinetes e aos técnicos especializados, mas antes um software que mais do que ser empresarial, é o ponto comum de todas as aplicações, seja CRM, ERP, SAP, entre outras, agindo como integrador da informação produzida pelos diferentes departamentos das organizações. A adoção da Plataforma ArcGIS dá um contexto geográfico aos dados críticos das entidades e isto permite obter novos insights sobre as oportunidades, desafios e ameaças emergentes. Além de fornecer informações geográficas, o ArcGIS oferece ferramentas de recolha, análise e visualização que podem ser usadas por todos, desde os níveis de operação aos níveis de decisão. Os Sistemas de Informação Geográfica dotam os seus utilizadores da capacidade de trabalhar em três dimensões: System of Record, System of Engagement e System of Insight. Enquanto System of Record, o ArcGIS permite agregar, armazenar e gerir diferentes bases de dados. Poderíamos utilizá-lo só para isto e na verdade já teríamos nas mãos uma ferramenta única. Mas o verdadeiro poder dos SIG está na facilidade com que pode partilhar e criar informação acionável para a sua organização a partir destes dados. Existem várias definições para o que chamamos de System of Engagement, mas na Esri acreditamos que este é definido por ser um sistema que promove a colaboração, a interação e a partilha entre os utilizadores. E como é que isto é possível em empresas com dezenas, centenas, milhares de colaboradores? Através de um WebSIG. Na última década, temos transformado a arquitetura do ArcGIS para que seja inteiramente baseado em serviços Web e é essa a base da Esri Geospatial Cloud. Esta arquitetura foi pensada para funcionar tanto em ambientes na cloud, como infraestruturas locais ou redes híbridas, e permite-lhe gerir mapas e dados, mas também modelos de análise, aplicações, fluxos de trabalho e até os níveis de segurança no acesso a esta informação. Com a Esri Geospatial Cloud, os utilizadores têm a capacidade de partilhar e integrar facilmente qualquer tipo de dados. A nossa plataforma baseada na Web, o ArcGIS Online, fornece centenas de recursos analíticos e de visualização com aplicações fáceis de usar. Existem também dezenas de milhares de conjuntos de dados e mapas prontos a usar que os utilizadores podem integrar nos seus produtos de informação. Esta plataforma tem vindo a abrir o SIG a novos mercados e novos utilizadores desde investigadores, a executivos, developers e data scientists. Por ser uma plataforma aberta e escalável, integra com sistemas de Inteligência Artificial e IoT, e isto confere-lhe um caráter único e diferenciador. Enquanto System of Insight o ArcGIS permite-lhe transformar e analisar os seus dados. Utilizando as suas funcionalidades de análise, consegue descobrir “segredos” nos seus dados, avaliar padrões e tendências e inclusive integrar informação não-espacial. O resultado disto é ter nas suas mãos informação acionável, ou seja, informação que lhe vai permitir uma tomada de decisão mais eficaz, eficiente e acima de tudo consciente. Num mercado altamente competitivo e em constante mudança como o que vivemos, saber onde, quando e como atuar é o que faz a diferença entre ser apenas mais uma empresa ou ser uma empresa de sucesso, e isto só é possível adotando uma estratégia de localização assente em tecnologia geoespacial.
Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Esri |