Relatório demonstra que, apesar do crescimento positivo, existiu uma forte redução de orçamentos das empresas e uma taxa significativa de despedimentos
A Pipedrive anunciou os resultados do seu relatório global sobre Mercado de Vendas e Marketing 2021-2022, que analisa as tendências das vendas e receitas de vários tipos de negócios à escala global. O estudo incluiu 1.114 profissionais de vendas e de marketing, empresários e indivíduos envolvidos na indústria, startups, pequenas e médias empresas e grandes negócios. Apesar dos desafios sentidos pelos empresários em 2020, sete em cada dez dos inquiridos viu um aumento no lucro da empresa após a pandemia. Na verdade, 40% destas excederam as perspectivas de lucro neste último ano em comparação com 2020. Contudo, ao nível de desempenho pessoal, apenas 64% dos vendedores entrevistados referiram ter atingido os seus objetivos anuais pessoais em 2021, comparativamente com apenas metade do ano anterior. Quando questionados sobre o porquê, atribuíram a razão a orçamentos baixos (43%) e equipas diminuídas (43%). “A incerteza e volatilidade económicas estão destinadas a acontecer. O mais importante é preparar a empresa para o sucesso através da implementação da infraestrutura certa que irá, a longo prazo, pagar dividendos”, comenta Dominic Allon, CEO da Pipedrive. “A tecnologia tem a capacidade de ajudar empresários de pequenas empresas a adquirir insights importantes de modo a conseguirem reduzir custos e criar eficiências operacionais quando é necessário. O que por si só pode ser uma grande contribuição para ganhar uma vantagem competitiva no mercado, como também pode simultaneamente reduzir as pressões internas dentro das organizações, o que é extremamente importante quando se atravessa uma época economicamente desafiante”. |