Papel e apoio dos managers está a ganhar mais importância entre os trabalhadores

O estudo da Gartner revela que quase metade dos managers viu as suas responsabilidades aumentarem. Os trabalhadores que reportam a managers efetivos têm 15,4 vezes mais hipóteses de ter um alto desempenho

Papel e apoio dos managers está a ganhar mais importância entre os trabalhadores

O papel do manager ganhou hoje mais importância entre os trabalhadores, como mostra o inquérito da Gartner, realizado em dezembro de 2022 com mais de seis mil colaboradores e managers, que revela que mais de três quartos dos funcionários considera importante receber apoio do seu manager.

Comparativamente aos trabalhadores, os managers têm duas vezes mais probabilidades de testemunhar um aumento das responsabilidades. 35% dos managers revelam que têm mais subordinados diretos. 49% admite que a complexidade das suas responsabilidades aumentou em comparação ao período pré-pandemia.

Quando são tidas em conta outras características, a capacidade de gestão do trabalho é cinco vezes mais eficaz do que a proficiência em habilidades para melhorar a sua eficácia. No que toca aos trabalhadores, os funcionários que reportam a managers efetivos têm 15,4 vezes mais hipóteses de ter um alto desempenho e 3,2 vezes mais oportunidades de permanecerem no trabalho.

Como consequência, revela Swagatam Basu, diretor sénior de Recursos Humanos da Gartner, “a maioria das organizações está a tentar impulsionar a eficácia do gerente, investindo mais em programas de desenvolvimento para aumentar a proficiência em habilidades”. Um estudo realizado em março desde ano com 98 líderes de recursos humanos revela, no entanto, que apenas 25% se sentem confiantes com os investimentos efetivos em managers.

A Gartner estabelece quatro pontos que podem contribuir para melhorar a capacidade de gestão do trabalho:

  • Redefinir as expectativas da função: “As organizações devem redesenhar o papel do manager de forma a concentrar-se nas atividades que têm maior impacto na eficácia do gestor”, afirma Brent Cassell, vice-presidente da área de Recursos Humanos do Gartner. As empresas estão, ao poucos, a mudar o papel do manager através da capacitação dos managers, para que criem ligações com os seus trabalhadores; e a redefinir a função, de forma que se concentrem em tarefas de elevado valor;
  • Reconstruir o pipeline do manager: 79% dos líderes de RH considera que o desempenho do candidato como indivíduo é uma importante consideração para a promoção, pela primeira vez, de um trabalhador a gerente. Brent Cassell considera que “empurrar colaboradores individuais de alto desempenho para a gestão por padrão pode levar os funcionários que não estão interessados em gerir a tornarem-se managers”. As organizações estão desta forma a permitir que os potenciais managers descubram as suas capacidades ao compreenderem os seus pontos fortes e áreas de desenvolvimento; participem em “programas de simulação” antes de assumirem o cargo; optem por permanecer numa função de contribuidor individual, sem perda de salário;
  • Hábitos do Rewire Manager: As empresas precisam de ajudar os seus managers a construírem hábitos ao longo do tempo, de forma a impulsionar e a estimular comportamentos de gestão mais eficazes. Ao construírem hábitos, os managers colocam-se numa posição para ajudar os seus colaboradores e outros managers a adotarem os mesmos hábitos;
  • Remover obstáculos do processo: Os obstáculos durante os processos podem ser responsáveis por aumentar os níveis de fadiga do manager até 42%. Swagatam Basu revela que “os managers têm 1,4 vezes mais probabilidade de encontrar os seus empregos gerenciáveis quando as organizações tomam medidas para minimizar os obstáculos do processo que tiram a atenção dos managers das principais responsabilidades de gestão de pessoas”.
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