A IDC acredita que, para ter sucesso na economia digital, as abordagens de IT e resiliência empresarial devem ser fundidas numa nova abordagem chamada resiliência digital
A COVID-19 mostrou que as organizações que investiram em tecnologias e ferramentas digitais têm sido mais resistentes. As empresas compreenderam o papel central das tecnologias digitais, não só na manutenção das operações em funcionamento, mas também na inovação e na aposta em novas necessidades, o que também acelerou a transformação digital de muitas organizações. Os líderes empresariais necessitam de estar preparados para futuras crises. De acordo com um recente inquérito da IDC sobre o sentimento dos compradores de IT, esta é a prioridade máxima para cerca de 60% das organizações da UE em 2021. Uma das principais lições aprendidas com a pandemia é que as abordagens tradicionais em relação ao risco informático e à recuperação das empresas não eram suficientemente boas, e muitas empresas não estavam devidamente preparadas para lidar com a crise. Os executivos da empresa recorreram às tecnologias digitais para manter as operações, dinamizar rapidamente os seus negócios e capitalizar mudanças nas condições de mercado. E é por isso que a IDC acredita que, para ter sucesso na economia digital, as abordagens de IT e resiliência empresarial devem ser fundidas numa nova abordagem, a que a IDC chama de resiliência digital. A resiliência digital é a capacidade de uma organização se adaptar rapidamente às perturbações do negócio, alavancando as capacidades digitais. Não só para restaurar as operações comerciais, mas também para crescer e capitalizar em condições alteradas. De acordo com a IDC, para sobreviver e prosperar na próxima normalidade, a resiliência digital deve ser alcançada dentro de cada uma destas seis dimensões organizacionais:
Para tornar os líderes mais resilientes digitalmente, a IDC recomenda avaliar a sua situação e compará-la a situações homólogas. É importante apostar num mapa claro das áreas de melhoria e dos principais casos de utilização e investimentos tecnológicos que a organização terá de priorizar para progredir no roteiro e ser mais resiliente digitalmente. As empresas também precisam de se adaptar, antecipar cenários futuros, acelerar a inovação e criar novas oportunidades. |