NEC integra projeto para desenvolver rede e plataforma de serviços 5G

O projeto Sperfluidity, que integra a iniciativa europeia de Parceria Público Privada H2020 5G (5G PPP), visa definir e desenvolver uma rede virtual e uma plataforma de serviços 5G, convergentes, baseados na Cloud e distribuídos pela periferia e pelo core de redes móveis 5G que se estendem até aos centros de dados.

NEC integra projeto para desenvolver rede e plataforma de serviços 5G

O consórcio do Sperfluidity, composto por 18 parceiros, com intervenientes das áreas de Telco e de TI, assim como instituições académicas, tem o objetivo de alcançar a capacidade de instanciar serviços de forma instantânea, executá-los em qualquer local da rede e transferi-los para diferentes locais de forma transparente.

Este projeto verifica as lacunas das atuais redes e pretende melhorar os longos períodos de provisionamento, bem como o desperdício de recursos, decorrente do provisionamento por excesso que é utilizado para acomodar as variações da procura.

A NEC, fornecedores da indústria de telecomunicações, operadores, empresas de TI, pequenas e médias empresas e universidades na Europa e na Ásia estão a trabalhar em conjunto para endereçar os desafios da conceção de redes e de plataformas de serviços 5G.

O projeto pretende revolucionar a conceção da arquitetura de rede, através do fornecimento de serviços e de componentes de rede de elevado desempenho, decompostos em pequenas “unidades de software” reutilizáveis, incorporadas numa arquitetura convergente, nativa e baseada na Cloud.

O Sperfluidity está planeado para ter a duração de 30 meses, tendo já sido iniciado a 1 de julho de 2015.

Deste modo, estima-se que a rede 5G “superfluida” venha a beneficiar da independência da localização de serviços de rede, em redes heterogéneas; da independência do tempo por via da implementação e migração instantâneas de serviços; da independência de escala resultante da escalabilidade de serviço de forma transparente e quase ilimitada e da independência do hardware por via do desenvolvimento e implementação de serviços de elevado desempenho, independentemente do hardware subjacente.

Para além da NEC, algumas das organizações que compõem o consórcio são a Alcatel Lucent, Citrix, Intel, OnApp, Red Hat, EBlink, CNIT, University Ben Gurion, entre outras.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.