O Museu do Design e da Moda (MUDE) foi o cenário escolhido pela Microsoft para dar a conhecer o Surface Pro 4, já disponível no retalho, e os novos smartphones Lumia, os primeiros do mercado com Windows 10
A Microsoft está empenhada em construir um verdadeiro ecossistema de dispositivos em torno do Windows 10, que em Portugal tem já uma quota de mercado de 18% e que deverá atingir a meta de um milhão de utilizadores antes de completar um ano de lançamento, de acordo com o que revelou Rita Santos, Windows and Surface Business Group Lead. Apesar do Microsoft Surface Pro 4 ser a “estrela” da companhia, a maior revelação acabou por ser a demonstração do Windows 10 em versão mobile, que se revela agora ao mundo com os novos Lumia 950, 950 XL e 550, os primeiros do mercado a incluírem o novo SO e que estarão disponíveis em Portugal no dia 27 de novembro. De acordo com o que o IT Channel conseguiu apurar, a chegada da versão mobile do Windows 10 ao mercado está para breve.
Novo Microsoft Lumia 950, com Windows 10 O 950 e o 950 XL, os dois modelos premium, posicionam-se como dispositivos que podem funcionar do mesmo modo que um PC e redefinir a experiência de utilização de um smarthphone, não só pela sua capacidade de processamento (com processadores Qualcomm Snapdragon) mas sobretudo pelo Continuum, a ferramenta do Windows 10 que possibilita a uma experiência seamless do SO, adaptando-o a qualquer form factor. Tiago Antunes, gestor de produto da Lumia, demonstrou como é possível utilizar o smartphone para controlar o próprio PC através da ligação à Microsoft Display Dock. Os novos Lumia incluem câmaras PureView de última geração, com sensores de 20 megapixels, flash natural LED triplo e captura de vídeo em 4K. Com preço a partir de 499,90€, os novos Microsoft Lumia 950 e 950 XL chegam ao mercado português a 27 de novembro, nos principais retalhistas (Auchan, Fnac, Media Markt, Rádio Popular, Staples, TPH e Worten). Outra novidade é o Lumia 550, o smartphone mais económico com Windows 10, com o mais recente processador de quatro núcleos Qualcomm Snapdragon, disponível a partir de 7 de dezembro, por 139,90€.
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Surface Pro 4 chega para redefenir a categoria dos dois-em-umUm PC completo e não um tablet com teclado. Foi mais ou menos assim que Miguel Vicente, audience marketing manager da Microsoft, definiu o Surface Pro 4, já à venda no mercado português através de 12 retalhistas: Alientech, Box Jumbo, El Corte Inglés, Fnac, Globaldata, Media Markt, Novo Atalho, PC Diga, Phonehouse, Rádio Popular, Staples e Worten). “A Microsoft queria fazer algo que reinventasse a categoria”, apontou, referindo-se aos dois-em-um, ou híbridos, que têm tido nos Surface os seus principais embaixadores. André Cardoso, responsável pelo segmento de consumo, indicou que esta categoria representa 14% dos PCs vendidos. Para provar que o Pro 4 é mais do que isso, e que pode bater-se sem problemas com um PC completo, também pelo Windows 10, a Microsoft demonstrou, na versão com Intel Core i5, que o novo dispositivo corre Photoshop e permite jogar Halo 5 (através da integração com a Xbox).
Surface Pro 4 O novo dispositivo tem 8,4 mm de espessura e inclui o Windows 10 Pro, alcançando 9 horas de bateria, segundo a Microsoft. Tem 12,3 polegadas e terá à disposição uma capa teclado também mais fina (comercializada à parte). A nova caneta tem 1024 pontos de pressão e o track pad mais 40 por cento de espaço. O Pro 4 está disponível em versão Intel Core, Core i5 e Core i7 de 6ª geração, a partir de 1029 euros (sem acessórios). A Microsoft afirma ter expandido o Canal de vendas do Surface, que agora abrange cinco mil revendedores em todos os mercados onde o equipamento é comercializado, com o objetivo de que "as empresas possam incorporar o Surface de forma mais rápida e fácil nos seus ambientes).
Surface Book sem data para chegarJoão Couto, diretor-geral da Microsoft Portugal, antecipou a principal dúvida: para quando o Surface Book? Por agora “não há data”, indicando acreditar que chegará ao nosso mercado “rapidamente”. O responsável disse ainda que a Microsoft não pretende “desistir” dos Lumia (apesar da designação ter sido "apagada" dos dispositivos), estando a apostar em equipamentos que estão "na linha da frente" ao nível da inovação. |