Estudo da GfK revela que o mercado de Bens Tecnológicos de Consumo e de Eletrónica de Consumo diminuíram no primeiro semestre do ano, em comparação com 2022
De acordo com um estudo da GfK Consumer Life, tanto o mercado mundial de Bens Tecnológicos de Consumo como o de Eletrónica de Consumo estão numa fase de declínio, tendo diminuído na primeira metade de 2023 comparativamente ao ano passado. Em relação ao primeiro semestre de 2022, o mercado mundial de Bens Tecnológicos de Consumo diminuiu em 6,3%, enquanto o de Eletrónica de Consumo registou uma redução de 12% nas receitas e de 8% no total de unidades vendidas. A procura por Bens Tecnológicos foi afetada sobretudo por crises no custo de vida e pelo excesso de inventário. Até ao final de 2023, a Gfk prevê uma queda de 3,4% no setor devido à saturação do mercado e à diminuição da procura. Também o aumento dos preços médios em todas as áreas da vida, que afeta o rendimento disponível dos consumidores, impactou negativamente a procura por estes produtos. Neste setor, os preços médios subiram no mês de junho mais 29% do que em janeiro de 2020. Para além disto, este mercado tem uma procura volátil, focada em eficiência energética, sustentabilidade e conveniência. Um exemplo são os frigoríficos combinados e das máquinas de lavar loiça de livre instalação com rótulos A, B e C, que aumentaram respetivamente em 77% e 37%. Os produtos que facilitam a vida dos consumidores, como aspiradores robôs, cresceram em 23%. A busca por flexibilidade, devido particularmente ao trabalho remoto, impulsionou a venda de teclados e ratos Bluetooth em 15% e 10%, respetivamente. Os modelos premium lideram a Eletrónica de Consumo, apesar de haver uma menor procura em comparação com o ano passado. As televisões premium continuam com um desempenho superior à média do mercado e as colunas de som premium seguem esta tendência, embora as receitas globais tenham caído em 10%. De um modo geral, a GfK prevê que, com a menor procura, o mercado global de Eletrónica de Consumo acabe o ano com resultados negativos. No entanto, existem oportunidades de crescimento, principalmente em produtos inovadores e premium. Desta forma, a empresa recomenda que os fabricantes e retalhistas se mantenham atentos às vendas e às tendências, bem como a terem uma capacidade de reação rápida. |