Mercado mundial de bens tecnológicos e eletrónica de consumo em fase de declínio

Estudo da GfK revela que o mercado de Bens Tecnológicos de Consumo e de Eletrónica de Consumo diminuíram no primeiro semestre do ano, em comparação com 2022

Mercado mundial de bens tecnológicos e eletrónica de consumo em fase de declínio

De acordo com um estudo da GfK Consumer Life, tanto o mercado mundial de Bens Tecnológicos de Consumo como o de Eletrónica de Consumo estão numa fase de declínio, tendo diminuído na primeira metade de 2023 comparativamente ao ano passado.

Em relação ao primeiro semestre de 2022, o mercado mundial de Bens Tecnológicos de Consumo diminuiu em 6,3%, enquanto o de Eletrónica de Consumo registou uma redução de 12% nas receitas e de 8% no total de unidades vendidas.

A procura por Bens Tecnológicos foi afetada sobretudo por crises no custo de vida e pelo excesso de inventário. Até ao final de 2023, a Gfk prevê uma queda de 3,4% no setor devido à saturação do mercado e à diminuição da procura.

Também o aumento dos preços médios em todas as áreas da vida, que afeta o rendimento disponível dos consumidores, impactou negativamente a procura por estes produtos. Neste setor, os preços médios subiram no mês de junho mais 29% do que em janeiro de 2020.

Para além disto, este mercado tem uma procura volátil, focada em eficiência energética, sustentabilidade e conveniência. Um exemplo são os frigoríficos combinados e das máquinas de lavar loiça de livre instalação com rótulos A, B e C, que aumentaram respetivamente em 77% e 37%. Os produtos que facilitam a vida dos consumidores, como aspiradores robôs, cresceram em 23%.  A busca por flexibilidade, devido particularmente ao trabalho remoto, impulsionou a venda de teclados e ratos Bluetooth em 15% e 10%, respetivamente.

Os modelos premium lideram a Eletrónica de Consumo, apesar de haver uma menor procura em comparação com o ano passado. As televisões premium continuam com um desempenho superior à média do mercado e as colunas de som premium seguem esta tendência, embora as receitas globais tenham caído em 10%.

De um modo geral, a GfK prevê que, com a menor procura, o mercado global de Eletrónica de Consumo acabe o ano com resultados negativos. No entanto, existem oportunidades de crescimento, principalmente em produtos inovadores e premium. Desta forma, a empresa recomenda que os fabricantes e retalhistas se mantenham atentos às vendas e às tendências, bem como a terem uma capacidade de reação rápida.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.