Menos de 10% dos fornecedores automatizam as suas operações B2B

Segundo a Jaggaer, apenas 9% dos fornecedores automatizaram as suas operações B2B e mais de 90% mantém processos tediosos que desaceleram a cadeia de abastecimento

Menos de 10% dos fornecedores automatizam as suas operações B2B

Apenas 9% dos fornecedores, numa escala mundial, realizam as suas operações com empresas – ou B2B – de uma forma totalmente automatizada. Esta é a principal conclusão do “2022 State of the Supply Side Report”, elaborado pela Jaggaer

O estudo revela que, embora os fornecedores reconheçam o valor da automatização, a maioria não tomou medidas para otimizar os processos de alta fricção ou de contacto, o que está a atrasar a cadeia de abastecimento global. 

Os fornecedores referem as “respostas a pedidos de propostas ou RFP” (43%) e a “gestão e a cobrança de faturas" (43%) como as tarefas prioritárias a automatizar. Os desenvolvimentos parecem lentos, dado que 89% afirmam que não automatizaram as respostas às RFP, ou apenas o fizeram parcialmente. O mesmo ocorre com a gestão e com a cobrança de faturas.

As organizações de todo o mundo estão a renovar as suas cadeias de abastecimento para mitigar o risco e melhorar a sua resiliência. O nosso inquérito indica que a escassa automatização do abastecimento gera ineficiências que podem travar o progresso mais amplo e inibir o crescimento e o desempenho dos fornecedores”, referiu Georg Roesch, vice-presidente da Direct Procurement Strategy na Jaggaer. 

Para Georg Roesch, “a verdadeira transformação requer uma experiência totalmente digitalizada, e sem atritos, tanto para compradores, como para fornecedores. Fechar a lacuna do lado do fornecedor será essencial para gerar resiliência, aumentar a velocidade e reduzir os custos para ambas as partes”.

O inquérito revela que:

  • As interrupções na cadeia de abastecimento estão a afetar seriamente os fornecedores. Sete em cada dez dizem que a escassez está a ter um grande impacto nos seus negócios. Outras ameaças incluem a inflação (69%), a escassez de mão-de-obra (62%), a capacidade de produção limitada (53%) e os riscos geopolíticos (50%);
  • Os processos continuam a ser, na sua maioria, manuais. Entre os principais obstáculos citados, estão a gestão de múltiplas plataformas ao mesmo tempo (65%), bem como os processos e a comunicação com os compradores (39%);
  • Os desafios operacionais de backend estão, em grande parte, a atrasar os fornecedores. Estes admitem que poderiam avançar com os seus objetivos estratégicos: aumentar os seus negócios (74%), fortalecer as relações com os clientes (72%) e aumentar a rentabilidade e reduzir os custos (59%) com a tecnologia adequada e mais tempo;
  • Os fornecedores reconhecem o valor da automatização e da Inteligência Artificial (IA). Ter um centro centralizado com acesso a um grande universo de compradores (59%), ter dados comparativos relativamente à concorrência (57%) e fluxos de trabalho automatizados (48%) são mencionados como os três fatores que mais contribuiriam para melhorar os seus negócios.

Este é o momento para os fornecedores adotarem a automatização. A inflação, a escassez de talento e as interrupções continuarão a afetar as cadeias de abastecimento globais. Ao mesmo tempo, aumentarão as expectativas de que os fornecedores promovam iniciativas ambientais, sociais e de governação (ESG) e outras iniciativas estratégicas. A racionalização dos processos centrais irá aumentar a capacidade de abordar estas questões emergentes e outros prioridades do negócio”, acrescentou Georg Roesch.

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