Mais de 90% das empresas europeias não estão preparadas para o mercado único digital

Segundo o mais recente estudo da Ricoh, 92% das empresas europeias afirmam não estar preparadas para o mercado único digital na União Europeia, sendo que em Portugal apenas 30% estão a par desta iniciativa

Mais de 90% das empresas europeias não estão preparadas para o mercado único digital

Este estudo sobre o mercado online europeu contou com a participação de 1.360 líderes de negócio de toda a União Europeia (UE), demonstrando resultados preocupantes, dado que apenas 7% das PMEs na UE vendem além-fronteiras.

Este é um valor que terá de subir para que a economia europeia possa crescer, sendo que 65% das empresas revelam a sua intenção de expansão para outros países europeus nos próximos cinco anos. Contudo, para esta medida ser possível, é necessário que estas empresas adiram ao mercado único digital.

O estudo revela ainda que a maioria dos inquiridos verificam os benefícios do mercado único digital, apontando um aumento no número de consumidores (56% dos inquiridos), a oportunidade de aceder a novos mercados europeus (52%), a redução dos custos de operação (48%) e o processos e sistemas internos mais eficientes na empresa (44%) como os principais.

Estes dados confrontam os 24% que representam as empresas que não encontram quaisquer tipo de benefícios no mercado único digital, que confessaram a sua preocupação sobre o impacto que poderá trazer às suas estruturas.

Em relação às preocupações, existem empresas que revelam não estar preparadas para o aumento da concorrência que o mercado único digital trará (42%), com 30% das preocupações a incidirem na questão dos custos, 34% nos recursos necessários à capitalização desta oportunidade e 29% a apontarem a insegurança pela falta de leis de comércio além-fronteiras claras.

 As preocupações dos inquiridos prendem-se também com a questão da sua força digital, com apenas 9% dos líderes de negócio a afirmarem que o seu país é “muito forte” na tecnologia digital.

A União Europeia considera o mercado único digital, planeado já para o próximo ano, como um passo necessário para que a Europa consiga desenvolver uma vantagem competitiva a nível global.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.