A disfunção estratégica que os CMO sentem prejudica o desempenho de marketing e comercial das suas empresas
De acordo com o mais recente inquérito da Gartner, 84% dos Chief Marketing Officers (CMO) relatam níveis elevados de disfunção estratégica nas suas funções. Um inquérito a 403 CMO, realizado entre outubro e novembro de 2024, revelou que as organizações com elevados níveis de disfunção estratégica têm 36% menos probabilidade de reportar um forte desempenho comercial e de marketing. “A disfunção estratégica é caracterizada por um estado de confusão e conflito, resultante de objetivos empresariais pouco claros, demasiado numerosos ou contraditórios que o marketing deve apoiar”, explica Amy Abatangle, VP Analyst na Gartner Marketing Practice. “Como consequência, os CMO não conseguem criar, comunicar e executar estratégias de marketing eficazes”. Segundo os resultados do inquérito, apenas 40% dos CMO adotam uma abordagem proativa e orientada para o mercado no planeamento, enquanto 61% afirmam que os seus planos são impulsionados por necessidades operacionais, como a priorização do trabalho. A disfunção estratégica dificulta a capacidade dos CMO de definir um rumo claro para o marketing, sendo que 94% dos inquiridos referem que traduzir as orientações estratégicas da empresa em planos de marketing acionáveis é um desafio. Para muitos CMO, as estratégias de marketing tornaram-se meros planos operacionais de curto prazo. O inquérito revela que apenas 15% planeiam para além dos três anos. No entanto, esta falta de visão a longo prazo prejudica os resultados: os CMO que planeiam para 18 meses ou mais têm 1,5 vezes mais probabilidade de reportar um elevado desempenho de marketing e de negócio, em comparação com aqueles que não o fazem. |