Líderes de empresas de bens de consumo acreditam que investimento em sustentabilidade acelera crescimento

Estudo “Redesenhar os valores da marca: O objetivo e o benefício convergem no centro das operações” da IBM indica que os líderes de bens de consumo a nível global estão a alinhar as metas operacionais com a sustentabilidade

Líderes de empresas de bens de consumo acreditam que investimento em sustentabilidade acelera crescimento

A maioria dos líderes de bens de consumo, europeus e mundiais, estão a alinhar propositadamente as metas operacionais e de sustentabilidade, com 77% dos entrevistados a afirmar que os investimentos em sustentabilidade vão acelerar o crescimento do seu negócio. Os dados são de um novo estudo da IBM e do The Consumer Goods Forum (CGF). Os entrevistados europeus indicaram que as suas empresas vão aumentar os orçamentos de tecnologia em 39% (34%, a nível global) nos próximos três anos, com o objetivo de cumprirem a promessa de operacionalizarem a sustentabilidade.

O estudo, intitulado “Redesenhar os valores da marca: O objetivo e o benefício convergem no centro das operações”, indica que estas empresas estão a integrar a sustentabilidade nas operações, recalibrando a medição e a comunicação da sustentabilidade, bem como aumentando o investimento em tecnologia como forma de ajudar a atingir as metas de sustentabilidade.

Os consumidores estão a pensar recompensar as empresas que estejam focadas na sustentabilidade, e os FMCGs estão atentos”, disse Ruediger Hagedorn, CGF End-to-End Value Chain Director. “Ao juntar sustentabilidade com eficiência operacional, as empresas estão a redesenhar proactivamente a sua cadeia de abastecimento e as operações de produção para impulsionar o crescimento e mitigar riscos. Este estudo fornece informações valiosas sobre a tomada de decisões globais ao nível da administração, procurando preparar o setor de bens de consumo para um futuro mais sustentável”, conclui.

Tendo por base os testemunhos de 1.800 executivos de empresas de bens de consumo em 23 países, o estudo conclui que:

  • 61% dos líderes de bens de consumo estão a alinhar propositadamente metas de sustentabilidade e operacionais para otimizar investimentos e esforços, com 69% dos líderes europeus, 77% a nível global, a concordar que os investimentos em sustentabilidade irão acelerar o crescimento do negócio. Esta integração estratégica está a resultar em iniciativas inovadoras, como embalagens sustentáveis, processos de produção energeticamente eficientes e fornecimento ético de materiais;
  • Quase 80% dos líderes a nível europeu (74%, a nível mundial) concordam com a necessidade de recalibrar a forma como medem e reportam as metas de sustentabilidade. No entanto, muitos não têm capacidade para monitorizar e medir o progresso em tempo real. O estudo destaca a importância de estabelecer uma base de dados sólida e melhorar as capacidades de recolha de dados para impulsionar a transparência e a confiança.
  • As empresas estão a voltar-se para a tecnologia para cumprir efetivamente as promessas de sustentabilidade, com os líderes a considerarem várias tecnologias avançadas, incluindo automação (71%), analítica (69%), IoT (62%), IA (55%) e fluxos de trabalho inteligentes (44%). À medida que renovam as suas operações da cadeia de valor, 67% citam o uso de analítica preditiva e prescritiva e deteção de procura alimentada por IA (69%) para melhorar a gestão de stock e eliminar o excesso. Também estão a aplicar fluxos de trabalho suportados por IA (70%) e a começar a adotar a tecnologia de digital twins (26%) para impulsionar a eficiência.

No mundo de hoje, os consumidores procuram ativamente marcas que reflitam os seus valores, tornando a integração da sustentabilidade um diferencial importante para as empresas de bens de consumo e para os seus distribuidores”, explica Luq Niazi, Global Managing Partner for Industries da IBM. Assim, “a incorporação significativa da sustentabilidade nas operações da marca só pode ser alcançada através de uma combinação robusta de processos de negócio, tecnologia, parcerias com ecossistemas e colaboração C-suite nas áreas de produção, tecnologia, operações, cadeia de abastecimento e sustentabilidade. Ao adotar esta abordagem holística, os executivos do setor de consumo podem ajudar a impulsionar o desempenho sustentável dos negócios para aproveitar uma parcela maior dos gastos do consumidor”. 

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