O fabricante está a apostar no mercado português com o objetivo de ser líder em PCs, desktops, tablets e servidores, estando a reforçar a sua equipa de recursos humanos. Para continuar a crescer, a Lenovo diz que vai precisar de mais Parceiros
A Lenovo conta com uma quota de mercado combinada (B2C e B2B) de 12,7% em Portugal, no Q3 (dados IDC revelados pelo fabricante), para PCs e desktops. Estes dados colocam o fabricante no quarto lugar, atrás da HP, Acer e Asus. No mercado empresarial português, a Lenovo ocupa o terceiro lugar, com uma quota de mercado de 10,5% para o mesmo período. Números partilhados durante um encontro com a imprensa, onde a Lenovo deu a conhecer algumas novidades para o retalho, e que levaram Miguel Coelho, gestor da área de negócio, a salientar o crescimento alcançado em apenas ano e meio de estrutura em Portugal e a dizer que a Lenovo quer “liderar em todas as áreas”, referindo-se às diversas categorias de produto que constam do seu portfólio. Miguel Coelho salientou ainda que o fabricante tem crescido “bastante” em servidores e storage no mercado português, e que a integração do portfólio x86 da IBM, adquirido no início deste ano, “correu bastante bem”. A Lenovo tem hoje mais clientes em nesta área, de infraestrutura, onde pretende continuar a investir, e por isso está já a recrutar mais profissionais. Ao IT Channel, Miguel Coelho confirmou que a Lenovo necessitará de “mais Canal” para fazer face à atual estratégia de crescimento. O responsável sublinhou ainda que os resultados obtidos até agora em Portugal poderiam ser superiores se a Lenovo estivesse autorizada a integrar as compras públicas, em particular no que respeita à área de servidores, algo que até agora ainda não foi possível e que o fabricante espera que aconteça em 2016. As PME também continuam a ser uma prioridade, contou-nos, adiantando, à margem dos equipamentos apresentados no evento, que no início do próximo ano chegará ao mercado uma oferta “interessante” para a área empresarial, nomeadamente o Yoga 260, modelo que será o primeiro da linha ThinkPad a sofrer uma remodelação. Toda a gama Think sofrerá, aliás, um refresh em janeiro, tanto desktops como PCs, trazendo já a 6ª geração de processadores Intel e o Windows 10. |
Novidades para o retalho No consumo, o portfólio gira em torno da linha de convertíveis Yoga. A Lenovo deu a conhecer o Yoga 700, de 11 e 14 polegadas, com ecrã IPS Full HD (1920x1080) multi-toque e altifalantes estéreo Dolby. DS1.0 Home Theater. O modelo de 14’’ está preparado para receber processadores Intel Core i7 de 6ª Geração, assim como uma placa gráfica NVIDIA GeForce 940M (opcional) e até 8GB de memória RAM. Adicionalmente, inclui armazenamento SSD até 256 GB. Ambos os modelos chegarão ao mercado em janeiro e custarão entre 799€ e 899€.
Com a dobradiça em forma de bracelete da Lenovo, composta por mais de 800 peças individuais, o Yoga 900 é outra das novidades, um laptop convertível com 14,9 mm de espessura e processadores Intel Core i7 de 6ª geração (pesa apenas 1,29 kg). Tem ecrã IPS QHD+ de 13.3 polegadas e 3200x1800 pixels. Este modelo estará disponível a partir de meados de dezembro de 2015, nas cores laranja clementina, platina e champanhe, com um PVP a começar nos 1499 euros.
Outra novidade é o Yoga Tab 3 Pro, que agora inclui um projetor de até 70’’, estando otimizado para rodar 180 graus de modo a enviar as imagens tanto para a parede como para o teto. O ecrã deste tablet, com 10.1’’ e resolução QHD (2560x1600), possui uma densidade de 299 píxeis por polegada, e tecnologia Smart Display.
Já o Yoga Tab 3, disponível em 8 e 10 polegadas, inclui uma câmara rotativa em 180 graus, a pensar nas selfies. O Yoga Tab 3 de 8” está disponível por um PVP recomendado de €199 (WiFi) e €249 (LTE); o Yoga Tab 3 de 10” será comercializado a partir de dezembro, por um preço recomendado de €299 (WiFi) e €349 (LTE); e o Yoga Tab 3 Pro terá um preço recomendado de €499 (WiFi) e €599 (LTE), chegando também em dezembro. |