O conceito de Internet das Coisas evoluiu graças ao desenvolvimento de novos casos de uso de negócios e à sua integração com outras tecnologias emergentes, como a inteligência artificial e a aprendizagem automática
A ideia da Internet das Coisas só faz sentido quando a sua capacidade de gerar e transmitir dados é acompanhada de uma forma de extrair o valor desta informação. É aqui que entram em jogo tecnologias de Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML), permitindo contextualizar e compreender automaticamente os dados. No último ano esta relação tem vindo a crescer cada vez mais, graças ao investimento de organizações nestas tecnologias combinadas. De acordo com as mais recentes estimativas da ABI Research, o mercado de serviços IoT IA/ML prepara-se para crescer rapidamente nos próximos anos, passando de cerca de 1,09 mil milhões de euros para este ano para cerca de 10,6 mil milhões de euros até 2026. Isto será conseguido porque os fornecedores de tecnologia IoT estão a facilitar aos seus clientes o acesso a tecnologias de inteligência artificial e machine learning para extrair mais valor dos dados. E isto inclui tanto as ofertas no local como as infraestruturas de cloud, a plataforma como ofertas de Serviço (PaaS) e o Software como um Serviço (SaaS). Como explicado no seu relatório, as tecnologias edge IA/ML serão as mais importantes para segmentos industriais e de fabrico, pois nestes ambientes é fundamental avaliar, transformar e aumentar os dados à medida que são gerados. Este é um propósito de usar funções rápidas de reconhecimento de padrões, rotulagem e otimização de protocolos. Na opinião de Kateryna Dubrova, analista de investigação da ABI Research, "o mercado avançado de análise da IoT Edge está essencialmente operacionalizado produtos e serviços de IA e IA, focados para que as equipas de tecnologia operacional (OT) possam compreender e extrair informação. Os quadros de ML e IA também permitem análises avançadas em nuvem, onde modelos algorítmicos (preditivos, prescritivos, correlação, etc.) são implementados em conjuntos de dados organizados e pré-processados". Atualmente, fornecedores como AWS, Azure, Google, SAS e C3.ai dominam o mercado de IoT de ponta a ponta, com a implementação de kits de ferramentas ML/IA nativos e de terceiros, principalmente ligados às suas ofertas de serviços em cloud. Os especialistas destacam que outras empresas emergentes, como a Seeq, a DataRobot, a Noodle.ai e a Dataiku, abrirão em breve a porta a uma maior democratização destas tecnologias IoT ML, graças a motores de IA mais potentes e a soluções de baixo código. Ao mesmo tempo, está a decorrer um rápido desenvolvimento de soluções SaaS e PaaS de outros fornecedores focados nas bordas, o que levou a novas mudanças no mercado. Embora nem todos os fornecedores possam adaptar-se a estas alterações ao mesmo ritmo, a Dubrova conclui que "felizmente, a IoT é um mercado em crescimento, pelo que os compromissos de análise personalizados continuarão a ser procurados. A verdadeira vantagem é que mais pessoas podem aplicar análises avançadas aos seus dados de IoT, alargando a sua utilidade a uma secção transversal mais ampla da empresa".
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