Existem determinados perfis digitais que vão ter uma projeção ao longo dos próximos meses junto das empresas, nomeadamente aqueles que estão mais ligados à inteligência artificial e ao marketing digital
Sem dúvida que a maturidade digital dos trabalhadores é o que permite a transformação digital das empresas. Aquelas que já tinham uma estratégia de negócio baseada na utilização da tecnologia como ferramenta principal puderam reconverter o perfil profissional dos seus colaboradores, dotando-os das competências digitais adequadas para continuarem a desenvolver a sua atividade habitual. No entanto, muitas outras, que não tinham ainda investido na digitalização do seu sistema, tiveram de recrutar novos talentos e enfrentar uma oferta escassa no mercado de trabalho face ao índice de procura. Para se manterem na vanguarda das mudanças do setor, as empresas têm enfrentado grandes desafios, que passam, em parte, por acelerar a digitalização também ao nível das suas equipas. Para além disso, estão a surgir novas áreas de negócio que exigem perfis muito específicos e especializados. Outras empresas, por sua vez, estão a registar um crescimento exponencial, como as que pertencem ao setor do e-commerce que, segundo um estudo da plataforma Prestashop, vão incorporar mais de 80% dos novos trabalhadores nas suas equipas ao longo deste ano. A pandemia marcou um “antes” e um “depois” nos hábitos de consumo e na forma como as pessoas se relacionam com as marcas. Criou-se uma nova cultura, que passa por uma regra simples: “se não estás na Internet, não existes.” Perante esta realidade, não é de estranhar que, no primeiro semestre de 2021, se verifique um boom na procura de perfis digitais por parte das empresas. Tendo em conta este contexto, a Selligent definiu os perfis digitais que terão maior projeção ao longo dos próximos meses, nomeadamente
“Nos últimos meses, as mudanças no mercado de trabalho geraram novas necessidades para as empresas. A digitalização tem sido a principal forma de adaptação a este novo contexto. Por outro lado, a forma de chegar ao consumidor tem sido limitada e tem estado vinculada ao universo do online. Como não poderia deixar de ser, os perfis mais procurados são aqueles que estão ligados ao digital; especialmente as funções especializadas em marketing, que estão a ganhar terreno face aos perfis tecnológicos mais tradicionais”, afirma Pablo Rueda, Partner Manager da Selligent Marketing Cloud Ibérica. “No entanto, surgiram novos perfis que precisam de uma maior especialização, pelo que muitas empresas estão a recorrer à reconversão profissional para fazer face à procura e dar continuidade, assim como novos desafios, às suas equipas”. |