O evento Digital Business, realizado pela CIOnet no dia 17 de Setembro na Fundação Portuguesa das Comunicações, teve como principal objetivo analisar o impacto das tecnologias nas várias áreas de negócio e concluiu que a revolução digital que se vive atualmente ainda tem muito para progredir
Este encontro teve como objetivo promover a discussão aberta e interativa sobre a estratégia digital entre a comunidade de CEOs, em temas como "Definição de ecossistema, redefinição de indústrias” e “Tornar-se um negócio digital”. Neste painel marcaram presença empresas como Banco BIG, IVN- Irmãos Vila Nova (Salsa), eSPap, PayPal Spain & Portugal, WY Group, Talkdesk e Uber.
Num comunicado de imprensa, a CIOnet diz a evolução/inovação nas plataformas não é uma coisa de futuro, mas de presente. Nos tempos que correm a flexibilidade é muito importante, já não existem coisas estáticas. É essencial que as empresas se renovem e que novos postos de trabalho sejam criados.
No evento foi apontado que o digital poder ser uma “esperança” para que pequenas empresas se lancem num mercado mais global, já existindo algumas organizações que começaram como empresas com modelos mais tradicionais e que conseguiram transformar-se em grandes empresas graças ao digital, desde a banca a serviços do estado.
No painel de CMOs, dedicado à Execução Digital, foram abordados temas como canais digitais, experiências personalizadas e customer experience. Com o boom das redes sociais, passou a haver uma participação mais ativa dos consumidores, o que permitiu que marcas, produtos e serviços se colocassem no mercado como utilitários e experiências que os consumidores querem num determinado momento. Neste painel, estiveram organizações como a EDP, Fuel TV, Galp Energia, Millenium BCP, TAP e UNILEVER Jerónimo Martins.
A maior dificuldade revelada foi incutir nas pessoas de uma organização o conhecimento e a terminologia do digital no seu dia-a-dia, seja no relacionamento com parceiros seja na compreensão das especificidades do meio digital.
No painel de Alavancagem Digital, que teve os CIOs como oradores, foram abordadas questões de “Como pode a tecnologia permitir a competitividade do negócio digital” e “Conquistar, servir e manter os clientes no Mundo Digital”. Neste slot, o Digital Business contou com a presença da Impresa, NOS, PT, SONAE MC e TAP Air Portugal. Foi realçado que as novas gerações veem a economia de forma diferente e compram de forma diferente, pelo que se torna crucial reinventar as organizações, conhecer o negócio como ele é hoje e estarem mais presentes em vários canais.
O papel do CEO e CIO é conhecer as mudanças, ter conhecimento exaustivo de tecnologias e adaptar e colocar essa transformação ao serviço do negócio. O que se espera de um CIO hoje em dia é que traga negócio para uma empresa. Foi lançada a ideia que nem todas as empresas que se lançam no digital vão ser bem-sucedidas, mas que arriscar é preciso.
Uma conclusão coerente em todos os painéis é que o processo de passagem para um negócio digital se trata de um processo lento que exige uma constante atualização de conhecimentos.