O projeto entre os gigantes tecnológicos pretende garantir a segurança da portabilidade e transferência de dados entre os serviços digitais de cada uma das tecnológicas
O Data Transfer Project (DTP) começou a ganhar forma em 2017, mas apenas este ano foi colocado em ação. O principal objetivo do projeto é permitir a transferência dos dados dos utilizadores da Google, Microsoft, Facebook e Twitter de forma segura, garantindo, paralelamente, uma melhor portabilidade dos mesmos e possibilitando a transferência dos dados diretamente de um serviço para outro de forma segura e eficaz. Algumas operadores de telecomunicações também já adotaram planos do mesmo género, para garantir que os dados dos seus clientes se mantêm seguros e que, no caso de existir transferência dos mesmos, esta acontece de forma segura e garantindo privacidade dos clientes. A implementação do DTP surge num momento crucial para certas empresas, que se estão a ver “forçadas” a reforçar a sua política de transparência, como é o caso do Facebook, após a polémica em torno do acesso desmedido aos dados dos utilizadores. A Google também tem estado na ribalta, pelos mesmos motivos, após terem surgido rumores de que developers de terceiros poderão ter acesso às mensagens do Gmail dos utilizadores, devido ao código-fonte compartilhado pela empresa. O projeto DTP abrirá também portas à incorporação de novos parceiros e membros, a fim de estendê-lo a todas as marcas e organizações que operam na rede. |