A IDC prevê que os gastos globais em impressão 3D irão crescer 27 por cento, numa taxa de crescimento anual composta (CAGR), subindo de cerca de 11 mil milhões de dólares, em 2015, para 26,7 mil milhões em 2019
O novo guia de gastos da IDC, Worldwide Semiannual Guide, expande as previsões anteriores sobre a impressão 3D, oferecendo mais detalhes sobre os níveis dos gastos.
"A impressão 3D tem sido um pilar nos mercados especializados, tais como o automotivo e o aeroespacial. Contudo, apenas nos três últimos anos, as impressoras 3D com preços menores, assim como os materiais acessíveis, ampliaram dramaticamente o mercado de impressão 3D, para incluir agora os consumidores, o setor da educação, saúde, e mercados adicionais de manufactura. Dito isto, a disponibilidade da impressão 3D não se reflete da mesma forma em todos os setores. Os fabricantes e os provedores de serviços necessitam de entender de que modo é que as diferenças de utilização em cada caso, os custos dos materiais e a expetativa do cliente final estão a moldar cada mercado", indicou Christopher Chute, vice presidente de Consumer Insights e Analysis Group.
"As tecnologias que permitem a impressão 3D continuam a desenvolver-se e a expandir-se em todas as direções", acrescentou Tim Greene, research director, Hardcopy Solutions. "Estas tecnologias ajudam a fornecer modelos construídos mais solidamente, maiores e mais precisos, numa fracção de tempo".
Para a IDC, as regiões-chave e as indústrias verticais deverão orientar esta elevada taxa de crescimento e fornecer um efeito transformador sobre a forma como os bens massificados produzidos anteriormente, podem atualmente ser personalizados às necessidades e experiências de cada indivíduo.
Para os mercados emergentes isto traduz-se numa oportunidade de crescimento, enquanto a região da Ásia e Pacífco, os EUA e a Europa Ocidental conseguem aumentar a sua participação agregada na despesa global, conseguindo crescer de 59,2 por cento, em 2014, para 70 por cento em 2019, sendo a China, o país com mais potencial para se tornar líder de mercado de hardware e serviços de impressão 3D.
"A pesquisa da IDC indica que o mercado das impressoras 3D está preparado e pronto para uma maior adoção. Há um forte apelo para esta tecnologia em vários mercados e regiões", referiu Keith Kmetz, vice-presidente da IDC Imaging, Printing e Document Solutions research.