78% dos líderes revela que capacita os clientes de forma a gerirem os seus próprios dados e 42% admite que está a produzir mensagens individuais personalizadas para os clientes
Uma investigação da Gartner, que contou com a participação de quase 400 líderes de marketing, revelou que 60% dos líderes desta área acreditam que o equilíbrio entre a recolha de dados dos clientes e a troca de valor e privacidade vai tornar-se mais desafiante este ano. A privacidade continua a ser um desafio para as empresas, apesar de 85% dos entrevistados terem implementado uma política formal de forma a gerenciarem os dados dos clientes. Ainda no que toca aos dados, 78% dos líderes revela que capacita os clientes de forma a gerirem os seus próprios dados. 42% dos inquiridos admite que está a produzir mensagens individuais personalizadas para os clientes, uma forma de oferecer um serviço mais personalizado. Reforço de dados primários dá frutosEntre os entrevistados, mais de metade daqueles que priorizam o uso de dados primários revela que excedeu a sua expectativa na retenção de clientes. Apesar de a ideia pré-existente apresentar as organizações com menos canais como as que conseguem tratar mais facilmente dos dados primários, esta investigação da Gartner vem provar o contrário: quase metade das organizações responsáveis pela gestão de 11 ou mais canais de marketing aumentaram a recolha de dados de clientes primários, em comparação com as empresas com 10 ou menos canais. “A privacidade de dados é uma questão que não está a desaparecer, e é imperativo que os líderes de marketing digital criem estratégias que protejam os dados de que precisam, mantendo as necessidades dos clientes”, afirma Ant Duffin, investigador sénior de Marketing na Gartner. |