Enfrentar escassez de talento será a chave para os investimentos em software na Europa

O mercado europeu de software empresarial terá como principais drivers de crescimento o procurar mitigar a escassez de talento e a melhoria das relações com os clientes

Enfrentar escassez de talento será a chave para os investimentos em software na Europa

De acordo com o “Software Semiannual Tracker H2 2022” da IDC, o mercado europeu de software empresarial cresceu 13,1% ano a ano em 2022, apesar da turbulência económica e da instabilidade global. Este foi o maior crescimento dos últimos 20 anos, demonstrando a resiliência da procura por software diante dos principais fatores macroeconómicos.

O crescimento foi impulsionado principalmente pelo aumento do preço das licenças de software (refletindo a alta inflação), clientes presos a parceiros existentes que não conseguiam cancelar a assinatura (a não ser por custos adicionais significativos) e contratos assinados por períodos mais longos do que o padrão nos anos anteriores.

De acordo com o estudo da IDC, espera-se que o mercado de software corporativo na Europa registe uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 9,2% entre 2022 e 2027, atingindo um valor de 115,5 mil milhões de dólares até 2027. Os principais impulsionadores das aplicações corporativas serão o CRM e o HCM, que devem ultrapassar o mercado geral, com CAGR de 12,0% e 11,5%, respetivamente.

Embora o CRM e as aplicações de colaboração tenham atingido o pico como áreas de investimento durante a era COVID, a alta procura por CRM continua devido ao trabalho remoto contínuo e à recente capacitação generalizada de IA. A introdução do ChatGPT da OpenAI para developers e público em geral em novembro de 2022 permitiu que todos experimentassem a tecnologia.

As aplicações de atendimento ao cliente continuam a ser mercados em crescimento à medida que emergimos da pandemia para a fase de ‘resiliência’ da recuperação do COVID”, explica Tomas Doktor, research manager da IDC European Software. “O pessoal associado permanece num ambiente de trabalho fluido que requer funcionalidade de software adicional”.

As organizações europeias estão a lutar com a escassez contínua de talentos e procuram cada vez mais soluções tecnológicas para otimizar os seus processos de aquisição e gestão de talentos. Não apenas há uma escassez de trabalhadores qualificados, mas outros fatores, como um foco crescente na experiência do colaborador, a mudança do papel dos departamentos de RH e investimentos substanciais no desenvolvimento e requalificação de talentos, devem impulsionar o crescimento do mercado de HCM no curto prazo.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.