Especialistas acreditam que houve uma mudança de paradigma sob a qual a estratégia deverá ser orientada para as incertezas
A maioria das empresas (95%) não deverão conseguir alcançar resiliência end-to-end das suas cadeias de valor, indica a Gartner. Os analistas afirmam que poucas empresas aceitaram a necessária mudança de paradigma das previsões, principalmente focadas na precisão, para se concentrarem na gestão da incerteza nas suas cadeias de valor. Os especialistas acreditam que enquanto isso não acontecer, e os fornecedores de tecnologia não alinharem especificamente as soluções para alcançar a resiliência, em vez de simplesmente aumentarem a velocidade de decisão ou digitalizarem a cadeia de valor, a verdadeira resiliência end-to-end continuará a ser evasiva. “As empresas estão a esforçar-se para aumentar a resiliência dos seus programas de cadeia de valor hoje em dia, mas ironicamente estão a tomar medidas que podem levar a cadeias de abastecimento mais frágeis e rígidas baseadas em modelos mais firmes desatualizados”, afirma Tim Payne, vice-presidente analista da prática da cadeia de valor da Gartner. Acrescenta que “um foco atual em melhorar a precisão resulta em cadeias de valor incapazes de lidar com as incertezas de hoje e simplesmente reforçam as suas vulnerabilidades”. O analista explica que a atual confusão no mercado surge em torno do conceito de resiliência e resulta num ambiente de compra de tecnologia que consiste em soluções que muitas vezes são “remarketing” para abordar a resiliência, mas que não vão ajudar as empresas a alcançar a flexibilidade e adaptabilidade necessárias que marcam a verdadeira resiliência end-to-end. Para o alcançar e evitar cair em soluções ineficazes, a Gartner recomenda que as organizações reinventem as suas estratégias com os seguintes passos:
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