Empresas apostam cada vez mais no as-a-Service

A cloud computing oferece oportunidades para otimizar operações e ter uma riqueza de soluções "como um serviço", oferecendo inúmeras vantagens às empresas e aos utilizadores finais

Empresas apostam cada vez mais no as-a-Service

O contexto atual face à crise COVID-19 levou as empresas a adotar um modelo de cloud cada vez mais focado numa abordagem multicloud e as-a-Service, com a possibilidade de aceder a qualquer serviço tecnológico e garantir tempo de manutenção e libertação dos trabalhadores para se concentrarem nas suas especialidades.

Quando uma empresa decide migrar para a cloud, afasta a sua infraestrutura de IT do ambiente de IT para um centro de dados mantido por um fornecedor de cloud, responsável pela gestão da infraestrutura de IT do cliente, integrando aplicações e desenvolvendo a capacidades para acompanhar as exigências do mercado. Ou seja, em vez de fazerem grandes investimentos em bases de dados, software e equipamentos, as empresas optam por aceder ao poder de computação através da Internet e pagar pelo que consomem.

A cloud computing oferece muitas oportunidades para otimizar operações e ter uma riqueza de soluções "como um serviço", oferecendo às empresas e aos utilizadores finais vantagens como:

  • Pay-as-you-go. Com a computação em cloud, os recursos são medidos pelo uso, reduzindo tanto os riscos de pirataria como os custos de negócio
  • Resiliência. Quando anteriormente, uma falha de computador ou falha de energia poderia potencialmente causar uma grande paragem, agora, os avanços na computação em cloud significam que todo um servidor, rede ou centro de dados pode recuperar rapidamente de tal incidente e continuar a operar:
  • Elasticidade total;
  • Prestação de self-service. Dá aos desenvolvedores e utilizadores experientes em tecnologia o controlo sobre a configuração de um serviço ou aplicação sem o envolvimento de uma equipa de IT dedicada. Isto significa mais automação, velocidade e previsibilidade, bem como custos mais baixos;
  • Flexibilidade migratória. Embora os primeiros passos de migração de todos os dados, aplicações e infraestruturas de uma empresa para a cloud sejam complexos e demorados, uma vez que o processo esteja concluído, a facilidade com que os dados podem ser transferidos de e para a cloud compensará em termos de poupança de custos e da capacidade de utilizar mais facilmente novos serviços;
  • Confiança e segurança. Um fornecedor experiente de cloud investe continuamente nas mais recentes tecnologias de segurança, não só para responder a potenciais ameaças, mas também para ajudar os clientes a cumprir os requisitos regulamentares.

As organizações em todo o mundo gastaram cerca de 107 mil milhões de euros em serviços de infraestruturas de computação em cloud em 2019, mais 37% do que no ano anterior. Além disso, em 2020, cerca de 83% da carga de trabalho das empresas estará na cloud.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.