A empresa portuguesa EISA desenvolveu um software que permite interagir e monitorizar as interações dos clientes em lojas físicas, websites de e-commerce e aplicações móveis, identificando hábitos de consumo e construindo perfis de compra do cliente
A plataforma omnicanal Loyty foi desenvolvida como um spinoff da EISA, com o objetivo de otimizar a evolução dos sistemas de fidelização de clientes por parte das empresas, tanto em B2C como em B2B. A primeira marca portuguesa a implementar o Loyty foi a Seaside. Após três meses do início das operações em 2014, a marca de calçado registou a fidelização de 110 mil clientes, tendo realizado cerca de 300 mil interações digitais com os mesmos, que levaram nesse período a um aumento do valor médio do cabaz de compras de 37 por cento. O número de clientes fidelizados quadruplicou em dois anos. Alfredo da Costa Neto, fundador e CEO da Loyty, sublinha que, graças à plataforma, "as empresas conseguem conhecer melhor os seus clientes, através das compras que efetuam e das interações com os mesmos. Desta forma, é possível definir uma resposta única para cada cliente. É quase como se cada empresa pudesse falar com cada cliente one-to-one, em cada comunicação.” Segundo a EISA, a plataforma possibilita a fidelização de clientes e o aumento das vendas, em média, entre 5 a 35% dependendo do mercado. A recolha destes dados permite também às empresas analisarem as taxas de conversão dos clientes e as iniciativas de comunicação e retenção, otimizando as campanhas à medida que são desenvolvidas. Desta forma, é possível definir métricas de negócio mais exatas que permitem medir e otimizar resultados de marketing de médias e grandes empresas. |