A necessidade de transformação das lojas físicas para a nova realidade, o aumento do modo de recolha ou o declínio do valor médio das compras estão entre as principais preocupações dos retalhistas
O setor do retalho enfrenta mudanças muito profundas no seu funcionamento. Esta é uma das conclusões do relatório Becoming Retail, elaborado pela Salesforce, que destaca o e-commerce como a tecnologia que terá maior destaque na transformação digital. 83% dos líderes empresariais mencionam o e-commerce como o elemento prioritário na realização de investimentos, enquanto 52% apontam para a tecnologia da cadeia de fornecimento e 48% para a evolução do atendimento ao cliente. Em relação aos canais de consumo, o estudo refere que dentro de três anos 33% das vendas serão provenientes de mercados online, 25% do site da marca, 26% do retalho e 16% dos canais emergentes, incluindo diferentes plataformas de redes sociais e até jogos online como Fortnite. Também é evidente pelo estudo que a tecnologia não é o único elemento que define o retalho, e os valores tornam-se mais importantes do que nunca. Para 60% dos líderes empresariais de retalho, a confiança é o fator mais importante, seguida do foco do cliente, mencionada por 21% dos inquiridos. A filantropia e a sustentabilidade são citadas em 5% e 4%. As mudanças que os retalhistas têm encontrado nos padrões de consumo dos seus clientes estão a conduzi-los à necessidade de reconverter as lojas físicas para a nova realidade (espaços mais abertos que permitem manter a distância social, medidas de higiene, etc.). Outras tendências que marcarão a transformação digital do setor são a subida do modo recolha ou o declínio que tem experimentado o valor médio das compras. |