A Dell anuncia o lançamento do primeiro laboratório exclusivamente dedicado à Internet of Things (IoT) na Europa. Colocado em Limerick, na Irlanda, este laboratório funcionará como uma das bases para a nova divisão de IoT que estará focada no desenvolvimento de soluções end-to-end para a área de IoT, que contemplam hardware, software e serviços.
A Dell anunciou também o primeiro produto a ser lançado por esta divisão de IoT: um gateway desenhado para ajudar os clientes a iniciarem o desenvolvimento das suas soluções e a perceberem o real valor que podem retirar da IoT. O novo laboratório de IoT vem complementar o Dell Solutions Centre em Limerick, e surge no seguimento do lançamento bem-sucedido do primeiro laboratório IOT da Dell e da Intel em Santa Clara, na Califórnia, EUA, em novembro do ano passado. Vem também apoiar o portefólio da Dell, oferecendo aos clientes europeus um espaço dedicado onde podem construir, ajustar, arquitetar e testar as suas soluções IoT – colocando-as mais rapidamente no mercado. “Enquanto fornecedor global de soluções end-to-end a Dell consegue apoiar os OEMs durante todo o ciclo de vida dos produtos, desde os terminais, redes, computação e armazenamento, até à gestão de dados em larga escala, software de analítica e serviços”, refere Dermot O’Connell, executive director e general manager da área de OEM Solutions, na Dell EMEA. “Em Limerick, os clientes encontrarão um ponto de partida flexível e escalável para poderem desenvolver soluções de mercado em conjunto com um parceiro fiável e de confiança. Os nossos especialistas no laboratório conseguem reduzir o nível de complexidade de TI e ajudar os clientes a dar vida às suas ideias”.
Novo gateway Os gateways são a mais recente oferta a integrar a família de soluções de IoT da Dell. Estes pequenos dispositivos, wireless ou com fio, recolhem, ajudam a proteger e processam dados na extremidade da rede. Equipados com capacidade de processamento, oferecem aos clientes a flexibilidade que estes necessitam para aplicarem a analítica à extremidade, reduzindo a latência de decisões baseadas em dados, como a gestão do consumo energético, ou ativando a necessidade de manutenção de equipamento proativo. Os novos gateways da Dell assumem-se como uma base sólida para uma solução IoT de edge que conserva a largura de banda da rede, retransmitindo apenas os dados que são realmente importantes para a Cloud.
Solução completa de IoT A abordagem end-to-end da Dell abrange soluções de datacenter, analítica e serviços de liderança. “As soluções de IoT atuais exigem tempos de implementação longos, expetativas demasiado ambiciosas e estruturas proprietárias muito complexas que acabam por aumentar os riscos e os custos”, destaca Andy Rhodes, Executive Director de IoT Solutions na Dell. “Estamos a ajudar os clientes a construírem as suas soluções de uma forma pragmática através de um vasto portefólio de soluções para a IoT, nomeadamente de segurança, gestão, serviços, analítica, infraestrutura e terminais.” Como parte do rico ecossistema de parcerias IoT da Dell, a Dell Services e a ThingWorx anunciaram recentemente uma colaboração com vista a ajudar os clientes a traçarem o seu caminho em direção à IoT. As empresas vão unir esforços e aproveitar as competências uma da outra para criarem uma oferta que combina a tecnologia com a experiência de negócio. O objetivo é ajudar os clientes a reduzirem o tempo, o custo e o risco necessários para a criação de aplicações inovadoras da Internet of Things (IoT). Como parte do acordo, os Digital Business Services da Dell irão passar a fazer parte do Global System Integrators Alliance Program da ThingWorx. |