Num inquérito a três mil decisores de TI do Reino Unido, França e Alemanha, a esmagadora maioria reconheceram a necessidade de flash. Custo e desconhecimento dos benefícios por parte dos decisores financeiros impedem adoção generalizada
A NetApp anunciou os resultados do seu primeiro inquérito sobre a adoção de Flash na EMEA, junto de três mil decisores de TI do Reino Unido, França e Alemanha. Assim, 90% dos responsáveis reconheceram a necessidade do Flash nos seus negócios. Porém, o custo e a falta de compreensão dos seus benefícios por parte dos decisores financeiros continua a ser uma das principais barreiras à adoção generalizada na Europa. Apesar do custo da tecnologia Flash ter diminuído, 40% dos decisores de TI consideram-na demasiado cara. A barreira do custo é mais comum entre as empresas mais pequenas do Reino Unido (32%) e da Alemanha (46%). Em França, estes valores foram iguais em empresas de todas as dimensões: 42% dos decisores séniores das empresas mais pequenas, mas também das maiores, indicaram preocupações relativamente ao custo. Os decisores de TI franceses e alemães de empresas de média dimensão são os maiores defensores do Flash, com 94% a concordarem que 'uma falta de necessidade de soluções Flash não é uma barreira à sua adoção'. Entretanto, no Reino Unido, o maior apoio ao Flash vem das empresas mais pequenas, com 92% dos inquiridos a considerarem que não veem a falta de necessidade como uma barreira à adoção destas soluções. Os inquiridos revelaram que um em cada cinco decisores financeiros (22%) das empresas não compreendem suficientemente as vantagens do Flash para investir nesta tecnologia. Este obstáculo é mais pronunciado nas empresas maiores, com quase um quarto dos inquiridos a revelar que os decisores não sabem o suficiente sobre a tecnologia. “Para muitas empresas que procuram transformar-se digitalmente, a ideia de um data center All-Flash tornou-se uma realidade prática”, reconhece Manfred Reitner, vice-presidente sénior e director-geral EMEA, da NetApp. “No entanto, apesar da introdução de novas drives de alta capacidade e da tendência de descida do preço nas tecnologias Flash, o nosso estudo revela que ainda há muito trabalho a fazer para educar os líderes dos negócios acerca do verdadeiro valor da Flash". Peter Wüst, diretor sénior do Grupo de Soluções Emergentes & Inovação EMEA da NetApp, realça que as principais vantagens do armazenamento Flash é "menos consumo energético, menos arrefecimento, menos espaço e menos peças móveis".
|