O COVID-19 tem levado a que a maioria das empresas requisite o teletrabalho
Todos nós sentimos o impacto da pandemia COVID-19. À medida que o Coronavírus se espalha, aumentam as medidas como a "auto-quarentena" e o "distanciamento social". Posto isto, o trabalho remoto pode ser uma das soluções, o que na maioria das vezes é possível nos departamentos de IT. As organizações podem não estar tão preparadas para uma força de trabalho totalmente remota como pensam, existindo ainda a necessidade de garantir a segurança online. Muitas das organizações acham que têm as ferramentas necessárias para permitir que os funcionários trabalhem em casa com todas as condições que têm nos escritórios. Agora que o teletrabalho se tornou um mandato para muitos, existem algumas coisas que precisam de ser melhoradas. Da falta de ferramentas de colaboração à falta de treino interpessoal sobre como os funcionários devem trabalhar em situações remotas, as organizações estão a esforçar-se para atender aos contrastes desta nova realidade. "Muitas organizações estão a concentrar-se em encontrar uma ferramenta de colaboração quando o maior problema é treinar as pessoas a trabalhar com outras pessoas em situações remotas de trabalho", explica Jack Gold, fundador da J. Gold Associates. No entanto, as organizações podem agora melhorar a sua política de trabalho remoto, obter as ferramentas adequadas e evitar uma situação semelhante no futuro. “Mesmo que o teletrabalho não esteja a funcionar na totalidade, este é um bom momento para o testar e fazer otimizações”, conclui Wayne Sadin, diretor digital da Affinitas. |