As empresas estão a tentar reduzir a sua exposição à futura perturbação do negócio que resulta do facto de ter recursos humanos a executar a maioria dos processos e funções dentro da organização
O trabalho remoto trouxe novas oportunidades às empresas: uma reorganização da organização empresarial, uma utilização mais eficaz dos recursos humanos que estão no topo da lista de áreas de discussão, tecnologia, bem como os seus benefícios. A Forrester publicou uma nova pesquisa que aborda uma área de tecnologia que muitas empresas já estavam a analisar antes do surto: a automação. A crise COVID-19 veio acelerar os planos de automação de negócios, visto que as empresas estão a tentar reduzir a sua exposição à futura perturbação do negócio que resulta do facto de ter recursos humanos a executar a maioria dos processos e funções dentro da organização. "Empresas de todo o mundo assistem agora a grandes segmentos da sua força de trabalho humano e cadeias de valor suspensas orientadas pelo homem", lê-se no relatório. "À medida que sairmos da crise, as empresas procurarão automação para mitigar os riscos que as crises futuras representam para a oferta e produtividade dos trabalhadores humanos. Vão investir mais em capacidades cognitivas e em inteligência artificial aplicada, robótica industrial, robôs de serviço e automatização de processos robóticos (RPA)". O movimento para a automação já estava em curso, e a recessão económica acabou por estimular o investimento na automação. Os CEO precisam de encontrar formas alternativas de aumentar a eficiência, gerar rendimento e satisfazer as necessidades dos clientes. |