Como manter os millennials felizes no local de trabalho?

A Adecco partilha alguns conselhos sobre o que as empresas podem fazer para assegurar que esta força de trabalho se mantém satisfeita.

Como manter os millennials felizes no local de trabalho?

A geração Y, mais conhecida como “millennial”, tem expetativas e exigências diferentes no local de trabalho. “Gerir millennials requer elasticidade para pensar de modo diferente de padrões instituídos nas organizações", realça Carla Rebelo, diretora-geral da Adecco em Portugal. "É um desafio cujo retorno acaba por ser muito positivo”, adianta.

Numa altura em que os millennials confiam menos nas empresas, segundo a empresa de recrutamento, existem algumas formas de assegurar a sua satisfação.

A Adecco selecionou medidas a adotar, com base num estudo mundial realizado recentemente.

O primeiro passa por comunicar “abertamente” com os colaboradores millennials, no sentido de encorajar a que partilhem as suas preocupações.

Também é importante compreender verdadeiramente o que esta geração deseja, para que seja possível ir ao encontro das suas expetativas.

A Adecco destaca ainda que a popularidade do trabalho em regime freelancer está a crescer. As empresas devem por isso apresentar “opções de trabalho flexíveis” e criar mais oportunidades para posições temporárias.

E porque os millennials não apreciam a permanência, um equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal, a par de horários flexíveis, ajudam a que se fixem nas empresas.

Também é importante, segundo a Adecco, que as empresas trabalhem junto dos seus colaboradores com o intuito de “eliminar estereótipos e discriminação”, algo que é fundamental para as organizações que pretendam “criar uma força de trabalho diversificada e reter uma geração de colaboradores empáticos, produtivos e socialmente conscientes”.

A empresa de RH e outsourcing salienta ainda a importância de realçar os benefícios do reverse mentoring aos colaboradores mais antigos. Deste modo é possível “promover o trabalho em equipa e a eficiência”, e fazer com que as pessoas compreendam melhor as necessidades de cada um e, consequentemente, o próprio negócio.

Por último, a Adecco sublinha a ascensão da utilização de chatbots, que permite às empresas garantir que as equipas estão “completamente envolvidas, bem conetadas e a lidar com as tarefas rapidamente”.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.