Comissão Europeia diz que plataformas da Meta não estão a fazer o suficiente para combater desinformação

Com o aproximar das eleições europeias – que vão decorrer em todos os países da União Europeia em junho –, a Comissão Europeia afirmou que o Facebook e o Instagram não estão a fazer o suficiente para combater a desinformação

Comissão Europeia diz que plataformas da Meta não estão a fazer o suficiente para combater desinformação

O Facebook e o Instagram, que pertencem à Meta, não conseguiram combater a publicidade enganosa e a desinformação no período que antecede as eleições para o Parlamento Europeu, referiu a Comissão Europeia esta terça-feira ao abrir uma investigação sobre suspeitas de violações online das regras de conteúdo da União Europeia (UE).

A ação dos reguladores tecnológicos da UE ocorreu durante preocupações sobre a Rússia, a China e o Irão como potenciais fontes de desinformação, mas também dentro da UE, com alguns partidos políticos e organizações a procurar atrair eleitores com mentiras na votação de 6 a 9 de junho para selecionar o próximo parlamento de cinco anos. Em Portugal, as eleições acontecem a 9 de junho.

A Lei dos Serviços Digitais, que entrou em vigor no ano passado, exige que as Big Tech façam mais para combater o conteúdo ilegal e prejudicial nas suas plataformas ou correm o risco de multas de até 6% do seu volume de negócios anual global.

Suspeitamos que a moderação do Meta é insuficiente, que falta transparência nos anúncios e nos procedimentos de moderação de conteúdo”, disse a chefe digital da UE, Margrethe Vestager, em comunicado, citada pela Reuters, tendo revelado que abriu um processo contra a Meta.

A Meta, que tem mais de 250 milhões de utilizadores ativos mensais na União Europeia, defendeu o seu processo de mitigação de riscos. “Temos um processo bem estabelecido para identificar e mitigar riscos nas nossas plataformas. Esperamos continuar a nossa cooperação com a Comissão Europeia e fornecer-lhes mais detalhes deste trabalho”, disse um porta-voz segundo a Reuters.

A Comissão afirmou suspeitar que a Meta não cumpre as obrigações da DSA relacionadas com a abordagem da disseminação de anúncios enganosos, campanhas de desinformação e comportamento inautêntico coordenado na UE.

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