Comércio eletrónico em Portugal alcançou os 50 mil milhões de euros em 2014

A ACEPI – Associação da Economia Digital anunciou no Fórum da Economia Digital, que decorreu no dia 22 de setembro no Centro de Congressos de Lisboa, as conclusões do Estudo ACEPI/IDC Economia Digital em Portugal 2009-2020.

Comércio eletrónico em Portugal alcançou os 50 mil milhões de euros em 2014

O estudo realizado pela IDC, e encomendado pela ACEPI, contou com o apoio do DNS.pt, inquiriu 850 internautas em Portugal em julho deste ano e 467 organizações com presença online. O estudo é uma atualização do que foi publicado em 2014.

Entre as principais conclusões, destaque para o facto de o comércio eletrónico em Portugal ter gerado mais de 50 mil milhões de euros e de mais de 70% da população portuguesa utilizar a Internet, percentagem que será de mais de 85% em 2020.

Os resultados demonstram também que 40% dos utilizadores de Internet já compram online e que serão mais de 50% em 2020.

Mais de 65% dos dispositivos de acesso à Internet comprados em 2014 foram smartphones, com 42% dos internautas a afirmar utilizar o smartphone para comprar online.

A referência multibanco é o método preferido de pagamento dos portugueses, que compram sobretudo equipamento eletrónico, viagens e alojamento e vestuário/moda/lar.

O B2C/C2C quase duplicou nos últimos 5 anos em Portugal. Em 2014, o volume de negócios atingiu 2.9 mil milhões de euros.

O B2B/B2G mais do que duplicou nos últimos 5 anos em Portugal, com o volume de negócios a atingiu 45 mil milhões de euros em 2014.

No entanto, apenas apenas 32% das empresas portuguesas têm uma presença na Internet e apenas 10% têm loja online própria. Mais de dois terços das empresas portuguesas têm domínios .pt por serem dirigidos ao mercado português.

O estudo revela ainda que 73% das empresas já fazem algum tipo de marketing online e que mais de 80% estão satisfeitas. Os canais de comunicação digital mais utilizados são o email, redes sociais e motores de pesquisa.

As empresas nacionais preveem, de acordo com esta consulta, crescer mais de 50% o orçamento de marketing atribuído ao online em 2015.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.