Colt conclui teste de criptografia quântica segura na sua rede de fibra ótica

A Colt está a desenvolver soluções para mitigar os riscos futuros da computação quântica após a conclusão bem-sucedida do teste de criptografia quântica segura

Colt conclui teste de criptografia quântica segura na sua rede de fibra ótica

A Colt Technology Services anunciou a conclusão bem-sucedida de um teste de criptografia quântica segura na sua rede de fibra ótica. A empresa de infraestruturas digitais colaborou com vários parceiros tecnológicos, incluindo a Adtran, a Ciena, a ID Quantique (IDQ), a Nokia e a Toshiba, para testar um leque abrangente de tecnologias e serviços de criptografia desenvolvidos para proteger empresas em todo o mundo.

Na sequência do sucesso do teste, a Colt já está a desenvolver soluções personalizadas para mitigar os riscos acrescidos que a computação quântica representa, ao permitir decifrar com maior facilidade as chaves criptográficas clássicas. As novas soluções de criptografia quântica segura irão reforçar e ampliar o portfólio atual de soluções de Optical Encryption da Colt.

Para a empresa de infraestruturas digitais, este teste representa um avanço significativo, tanto na apresentação de tecnologias que antecipam os desafios futuros dos seus clientes a nível mundial, como na oportunidade de testar recursos e integrar as soluções de vários parceiros.

Estima-se que o mercado de computação quântica registe uma taxa anual de crescimento composta entre 23% e 25% entre 2023 e 2035. Setores como os serviços financeiros, a defesa e os cuidados de saúde deverão ser os primeiros a beneficiar do potencial da computação quântica para a resolução de problemas complexos. No entanto, as empresas devem também preparar-se para os riscos de segurança que se espera que esta tecnologia traga.

Proteger os dados contra ameaças futuras é um enorme desafio para as empresas, especialmente quando a ameaça provém de uma tecnologia tão complexa e ainda pouco conhecida como a computação quântica. No nosso teste, reunimos alguns dos parceiros mais emblemáticos do setor à escala mundial, as tecnologias mais avançadas e os maiores especialistas da indústria em torno de um propósito comum: encontrar uma solução que permita aos nossos clientes enfrentar o futuro da computação quântica com confiança. Em conjunto, conseguimos alcançar este objetivo”, afirma Buddy Bayer, Chief Operating Officer da Colt Technology Services.

A Colt prevê que os seus clientes do setor financeiro possam ser os primeiros a beneficiar das novas soluções. Consoante o Deloitte Insights, o investimento da indústria de serviços financeiros em recursos de computação quântica deverá crescer 72% entre 2022 e 2032, passando dos 80 milhões de dólares registados em 2022 para 19 mil milhões de dólares em 2032.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 54 Março 2025

IT INSIGHT Nº 54 Março 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.