Um estudo da Gartner revelou que 47% dos CMO consideram que o marketing é visto como uma despesa e não um investimento estratégico para o crescimento da empresa
De acordo com o mais recente inquérito da Gartner, apenas 52% dos Chief Marketing Officers (CMO) referem que foram bem-sucedidos em comprovar o valor que o marketing tem numa empresa e receberam o reconhecimento por terem ajudado a cumprir os objetivos da empresa. O inquérito, realizado a 378 líderes de marketing realizado entre abril e maio deste ano, concluiu que os CMO consideram que os CFO (40%) e os CEO (30%) como os executivos mais céticos em termos do valor que o marketing tem na sua empresa. “Um dos desafios significativos para provar o valor do marketing é lidar com crenças intrínsecas e falta de compreensão e alinhamento”, refere Joseph Enever, Senior Director Analyst na Gartner Marketing Practice. “Num estudo da Gartner com 395 CMO de fevereiro a março de 2024, 47% dos CMO disseram que o marketing é visto como uma despesa e não como um investimento estratégico”. Segundo os resultados do inquérito, os líderes de marketing que comunicam o valor do marketing através de uma visão abrangente e de longo prazo têm mais sucesso com comprovar o valor e obter o reconhecimento por ele. O estudo também demonstra que esta abordagem é a mais comum e a mais bem-sucedido. Dos 41% dos inquiridos que recorreram a esta abordagem, mais de dois terços afirmou que conseguiram comprovar o valor do marketing. “Ao adotar uma perspetiva mais ampla do valor pode significar medir o efeito do marketing noutras funções, como as vendas, a experiência do cliente e as operações”, explica Enever. “Os líderes devem ser disciplinados no alinhamento das medidas de sucesso com as diferentes partes interessadas, equipas e objetivos, à medida que alargam a abertura da sua história de valor de marketing”. |