CMO consideram CFO e CEO céticos sobre o valor do marketing nas empresas

Um estudo da Gartner revelou que 47% dos CMO consideram que o marketing é visto como uma despesa e não um investimento estratégico para o crescimento da empresa

CMO consideram CFO e CEO céticos sobre o valor do marketing nas empresas

De acordo com o mais recente inquérito da Gartner, apenas 52% dos Chief Marketing Officers (CMO) referem que foram bem-sucedidos em comprovar o valor que o marketing tem numa empresa e receberam o reconhecimento por terem ajudado a cumprir os objetivos da empresa.

O inquérito, realizado a 378 líderes de marketing realizado entre abril e maio deste ano, concluiu que os CMO consideram que os CFO (40%) e os CEO (30%) como os executivos mais céticos em termos do valor que o marketing tem na sua empresa.

Um dos desafios significativos para provar o valor do marketing é lidar com crenças intrínsecas e falta de compreensão e alinhamento”, refere Joseph Enever, Senior Director Analyst na Gartner Marketing Practice. “Num estudo da Gartner com 395 CMO de fevereiro a março de 2024, 47% dos CMO disseram que o marketing é visto como uma despesa e não como um investimento estratégico”.

Segundo os resultados do inquérito, os líderes de marketing que comunicam o valor do marketing através de uma visão abrangente e de longo prazo têm mais sucesso com comprovar o valor e obter o reconhecimento por ele. O estudo também demonstra que esta abordagem é a mais comum e a mais bem-sucedido. Dos 41% dos inquiridos que recorreram a esta abordagem, mais de dois terços afirmou que conseguiram comprovar o valor do marketing.

Ao adotar uma perspetiva mais ampla do valor pode significar medir o efeito do marketing noutras funções, como as vendas, a experiência do cliente e as operações”, explica Enever. “Os líderes devem ser disciplinados no alinhamento das medidas de sucesso com as diferentes partes interessadas, equipas e objetivos, à medida que alargam a abertura da sua história de valor de marketing”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.