A nova proposta oferece a possibilidade de realizar reuniões, trocar mensagens e fazer chamadas na Cloud
A empresa acaba de anunciar também, por ocasião do Collaboration Summit, decorrido em São Francisco, a possibilidade de conectar os telefones e sistemas de videoconferência à Cloud para aceder através deles a estes serviços.
Uma das novas propostas é a Cisco Spark, que combina numa mesma solução a possibilidade de fazer reuniões, troca de mensagens e chamadas. Com apenas um clique, é possível converter uma chamada telefónica numa reunião de vídeo ou transferir uma videochamada a partir de uma sala de reuniões virtual para o telemóvel do utilizador e passá-la a outra sala de forma a que nunca se perca a comunicação, mesmo em movimento.
A Cisco Spark Hybrid Services permite conectar os sistemas de telefonia à Cloud. Por exemplo, ao realizar uma chamada a partir de um telefone IP da Cisco, cria-se automaticamente uma reunião numa sala Spark, à qual têm acesso ambos os interlocutores e onde podem partilhar conteúdo com um clique.
Além disso, a Cisco Spark Hybrid Services pode interligar a funcionalidade de calendários on-premise à Cloud, simplificando a preparação e gestão de reuniões virtuais, incluindo a partir de dispositivos móveis.
Destaque ainda para a possibilidade de configurar telefones de escritório e salas de vídeo através de um código QR. O Spark conta ainda com APIs abertas para que terceiros possam desenvolver aplicações, através do Cisco Spark for Developers.
O Cisco Spark permite a todo o tipo de organizações aceder a ferramentas de troca de mensagens, reuniões e chamadas a partir da Cloud através de um modelo de subscrição simples no qual se paga pelos serviços utilizados por cada utilizador ao mês.
Disponível através da rede de parceiros, o Cisco Spark for Developers e alguns serviços selecionados do Cisco Spark já estão disponíveis. O resto das funcionalidades estarão disponíveis ao longo de 2016.