Cinco mitos sobre a produtividade empresarial

Manter os colaboradores motivados é um dos grande desafios de qualquer empresa. A Sage desvenda alguns dos motivos que levam à insatisfação dos profissionais e que fatores contribuem mais para a sua produtividade

Cinco mitos sobre a produtividade empresarial

O arranque do ano traz sentimentos mistos às empresas: por um lado, existe uma redução da produtividade dos profissionais, típica do mês de janeiro, popularmente conhecido como "Blue January"; por outro, é a altura ideal porque permite voltar a orientar os esforços na motivação dos colaboradores e também fomentar um ambiente laboral mais atrativo e gratificante. 

As equipas de recursos humanos, os colaboradores e a chefia da empresa podem contrariar o negativismo de janeiro e incentivar a produtividade em 2019, reforçando a estratégia, sem sucumbir aos hábitos tradicionais errados que teoricamente ensinam a fomentar a produtividade no trabalho.

Tendo em conta o contexto, a Sage destaca os mitos mais conhecidos no que à produtividade dos colaboradores diz respeito. 


Colaboradores procuram grandes momentos de diversão, como jogos de ping pong ou atividades em equipa

O primeiro mito de criatividade, para a Sage, prende-se com as atividades lúdicas promovidas pelas empresas. De acordo com a empresa de software de gestão, as empresas mais “descontraídas” podem ter esses momentos, mas apesar de 40% destas considerarem importantes os jogos no escritório para os colaboradores, a realidade é que apenas 5% dos colaboradores valorizam esse tipo de atividades. De facto, os dados de um estuo realizado pela Sage, denominado de “Qual é a razão para os seus colaboradores não trabalharem?”, mais de metade dos inquiridos entendem-nas como uma distração.
 

Agradecer é suficiente para mostrar reconhecimento do trabalho dos colaboradores

Agradecer é um grande ponto de partida, dado que 66% dos colaboradores inquiridos desejam sentir-se valorizados e reconhecidos pela empresa. Com isto, pretendem sentir que a empresa valoriza a sua contribuição no trabalho. Dizer obrigado vai muito mais além de um agradecimento, já que se trata de um novo sistema baseado na recompensa e no reconhecimento. Como por exemplo, enviar um e-mail aos colaboradores onde destaca o grande desempenho de todos durante um trimestre ou programando uma reunião de revisão mensal com a administração. É importante assegurar que a equipa se sente valorizada e que recebe um feedback regular.
 

Horários de trabalho flexíveis e o trabalho remoto distraem os colaboradores e prejudicam a sua produtividade

Algumas empresas hesitam na hora de estabelecer horários flexíveis ou permitir trabalho remoto, mas a verdade é que 81% dos colaboradores afirmam que este tipo de flexibilidade é essencial. Procuram trabalhar num ambiente que se torne melhor para eles, aumentando desse modo a sua produtividade.

Porque é que é que os colaboradores não podem trabalhar a partir das 07h00 da manhã e terminar mais cedo se são mais produtivos de manhã? Porque é que os pais devem perder os eventos da escola dos seus filhos, apenas para que possam “ser vistos” no escritório? A ideia é considerar a opção de oferecer uma maior liberdade aos colaboradores para que possam criar os seus próprios horários e trabalhar remotamente.
 

Bem-estar é o fator mais importante para os colaboradores 

É provável que os colaboradores regressem de férias com o objetivo de melhorar o seu bem-estar, tanto a nível psicológico como físico. Para isso, a empresa deve estar preparada para apoiar estas iniciativas, mas não apenas em janeiro. 39% dos colaboradores inquiridos consideram que as equipas de recursos humanos poderiam fazer mais para melhorar o seu bem-estar no trabalho. Apesar de janeiro ser um bom momento para começar, se não se continua a aplicar isto durante todo o ano, pode ser compreendido como um gesto vazio dos responsáveis. 
Podem oferecer-se benefícios como vouchers para o ginásio ou fruta, já que isto garante um certo apoio para a saúde mental e também demonstra que a empresa valoriza a saúde e o bem-estar dos seus colaboradores graças a esta cultura. No entanto, tudo isto se deve aplicar de forma contínua na empresa. 
 

Motivar os colaboradores é uma prioridade durante o mês de janeiro porque a produtividade é menor

Existem várias organizações que fazem suposições para comunicar os objetivos dos recursos humanos em função do “gutfeel”. Neste caso, as equipas de recursos humanos deveriam utilizar dados e análises dos colaboradores para desenvolver perspetivas processáveis. Em que momento é que existe maior rotação? Foram explorados todos os dados dos inquéritos para compreender o que afeta o compromisso e quando? Ter acesso a ideais práticas pode marcar a diferença entre a compreensão dos mitos e a realidade.

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