As tendências tecnológicas que terão menos sucesso em 2021

Apesar dos progressos realizados no desenvolvimento de certas tecnologias emergentes ainda há um longo caminho a percorrer até que as tendências estabelecidas possam ser consideradas

As tendências tecnológicas que terão menos sucesso em 2021

Os especialistas da ABI Research desenvolveram uma lista de tecnologias que se tornarão uma tendência em 2021. Algumas das tecnologias mais interessantes demorarão mais tempo a tornarem-se populares, como é o caso da inteligência artificial explicável, 5G amigo do ambiente, realidade virtual convencional e a expansão massiva do Wi-Fi 6E. Para muitos o desenvolvimento destas inovações ainda não foi suficientemente concluído para ser uma tendência dominante no mercado tecnológico.

Como explica Stuart Carlaw, diretor de investigação da ABI Research: "Todos nos impuseram uma mudança e as maquinações fundamentais dos processos empresariais padrão foram enfatizadas ao ponto de a mudança se ter manifestado como uma necessidade evolutiva". Na sua opinião, "para ter sucesso em 2021, é preciso compreender as tendências fundamentais desde o início, e ter uma visão das tendências que estão a ser impulsionadas por um hype, e o que certamente serão realidades desconfortáveis. Este é o momento de duplicar o investimento na tecnologia certa", e não se deixar levar por tendências que não têm futuro imediato e que podem ser um investimento desviado.

De acordo com este relatório, as principais tendências que não virão a lume no próximo ano são o 5G amigo do ambiente, a inteligência artificial explicável, a realidade virtual convencional e a Omnipresence do WiFi 6E. No caso do 5G, o rápido crescimento das implementações e a venda de dispositivos 5G terão um efeito significativo no ambiente. Os especialistas acreditam que serão geradas grandes quantidades de resíduos tecnológicos, impedindo que o 5G seja considerado uma tecnologia amiga do ambiente.

A IA explicável é algo que interessa a muitos, mas ganhar uma maior compreensão de como a IA e a aprendizagem automática realmente funcionam é muito complicado. É por isso que os especialistas acreditam que ainda há tempo para ir até uma verdadeira democratização do desenvolvimento de aplicações baseadas em IA, que por enquanto só está disponível para os principais especialistas em inteligência artificial. Nas palavras de Lian Jye Su, analista sénior de IA da ABI Research e analista de machine learning, "a maioria dos modelos de IA não são projetados para serem transparentes, muito menos lípidos. Portanto, não se espera que a IA explicável se torne comum em 2021".

No campo da realidade virtual, a adoção generalizada desta tecnologia ocorrerá para além de 2021. Como explica Eleftheria Kouri, uma analista de realidade virtual e de realidade aumentada da ABI Research, "o crescimento será forte em 2021, mas a base de utilizadores não atingirá níveis anteriormente considerados prováveis, onde a realidade virtual compete pelo tempo de utilização com televisões tradicionais, smartphones e ecrãs". O segmento de negócio continuará a ser o que gerará mais oportunidades no próximo ano, mas a falta de conteúdo dos consumidores e soluções de negócio mais difundidas atrasarão a adoção massiva da realidade virtual.

Finalmente, apesar do impulso que o Wi-Fi 6 deverá alcançar com a abertura da banda de 6 GHz para esta tecnologia sem fios, os especialistas acreditam que a adoção em massa do Wi-Fi 6E não ocorrerá no próximo ano. Na opinião de Khin Sandi Lynn, analista de serviços de vídeo e cloud, embora exista uma procura crescente de comunicações de latência ultra-baixas, "a adoção de Wi-Fi 6E em casos de uso de banda larga residencial será mínima até 2021, uma vez que os prestadores de serviços de banda larga começaram a atualizar o seu CPE com Wi-Fi 6 muito recentemente", e isso não terá um grande impacto no próximo ano. E os casos de uso das empresas também não gerarão tanta dinâmica como o esperado no início de 2020.

A tecnologia será a ferramenta mais poderosa para garantir a saúde corporativa. Todas as empresas devem abraçar a evolução, implementação e entusiasmo da tecnologia, independentemente do nível do estrato corporativo ou do mercado final em que residem. Uma empresa resiliente que esteja bem preparada para crescer uma vez terminada esta pandemia será caracterizada pela sua agilidade digital”, conclui Carlaw.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.