O estudo ‘2022 B2B Digital Buyers’ Journey: Forces Shaping the Future of Enterprise Procurement’, realizado pela Futurum Research e patrocinado pela SAP, apresenta as oportunidades num enquadramento business-to-business
Um estudo divulgado pela SAP teve como principal objetivo perceber quais as tendências e os desafios que vão moldar a compra de software numa perspetiva B2B. “As mudanças drásticas na economia mundial, as interrupções contínuas na cadeia de abastecimento, o aumento de uma força de trabalho altamente distribuída e a rápida digitalização do consumidor levaram as organizações a adaptar-se rapidamente e a evoluir para sobreviverem – não apenas na perspetiva de compras, mas também do seu modelo de negócio principal”, explicou Kahly Berg, Senior VP, Digital Experiences, SAP SE sobre o estudo ‘2022 B2B Digital Buyers’ Journey: Forces Shaping the Future of Enterprise Procurement’. A investigação, realizada pela Futurum Research e patrocinada pela SAP, contou com a participação de cerca de mil decisores da área B2B, desde empresas de pequena até grande dimensão, em nove indústrias. Necessidades consoante o negócioEntre as conclusões do estudo, foi possível apurar que à medida que os requisitos e tipologias de negócios se alteram, altera-se também o tipo de software que as empresas vão necessitar. Do total, 41% revela que as necessidades de soluções da empresa mudaram nos últimos dois anos, com uma larga maioria das organizações (89%) a afirmarem que o seu negócio mudou neste mesmo período. 78% dos inquiridos estão à procura de agilizar o processo. O peso do digitalA ideia da importância do digital está, também ela, patente no estudo. Mais de 50% dos profissionais de compras indica que até 2024 pretende conduzir o processo de abastecimento através do modo online. 44% indicam a existência de uma única lógica de fornecedores como uma mais-valia num mercado digital e 16% admite adquirir pelo menos metade do software que necessita através de um mercado digital. Os gestores e as equipas de compras têm hoje em dia um maior envolvimento no processo de compras, com 61% dos inquiridos a revelar que os gestores estão hoje mais envolvidos no processo de abastecimento comparativamente há dois anos. Entre as equipas de compras, mais de metade (51%) está envolvida de forma significativa na determinação das necessidades ao nível do software empresarial. Os processos de decisão distribuídosUm quarto das empresas com 50 mil ou mais colaboradores defende que são necessários, pelo menos, 11 gestores para a assinatura de um processo de compras; já a grande maioria das empresas acredita serem necessários quatro ou mais elementos para chegar à decisão de compra., com 34% a admitir que a falta de consenso de um grupo nesta área pode ser um problema e um impedimento à aquisição de soluções de software empresarial. |