As competências que as empresas de IT mais procuram

Conhecimentos técnicos, resolução de problemas ou comunicação são apenas algumas das competências que as empresas de IT mais procuram na contratação de talento de topo

As competências que as empresas de IT mais procuram

A contratação de talento de topo pode não ser fácil, principalmente num setor tão competitivo como o tecnológico e das tecnologias de informação (IT). A KLx, subsidiária do Grupo Crédit Agricole, partilha as cinco competências que as empresas de IT mais procuram na hora de recrutar talento altamente capacitado, como conhecimentos técnicos, gestão de projetos, resolução de projetos, comunicação e adaptabilidade e proatividade.

Em termos de conhecimentos técnicos, as áreas tecnológicas são complexas e exigem conhecimentos aprofundados em vários ramos, pelo que as competências técnicas são altamente valorizadas. Estas podem incluir linguagens de programação e frameworks (Java, Python, Angular, Spring Boot, etc), conhecimento de sistemas de gestão de bases de dados, protocolos de segurança e familiarização com plataformas cloud. Dependendo de cada função, também a exigência por estas aptidões pode variar, sendo que a vertente técnica é a base fundamental no ramo das novas tecnologias.

Já na gestão de projetos, muitos profissionais de TI estão alocados a vários projetos e desafios com diferentes pessoas e equipas. Para que consigam cumprir todas as tarefas, é imprescindível que saibam gerir os projetos que têm, construindo um plano calendarizado das iniciativas e ações que envolvem diferentes stakeholders. Além disso, estes especialistas devem ser capazes de mitigar riscos e alertar as respetivas equipas e superiores quando necessário. A familiarização com metodologias de gestão de projetos, como Agile, pode ser valorizada, garantindo-se um fluxo de trabalho fluído.

Na resolução de problemas, diz a KLx que os profissionais desta área são regularmente confrontados com erros e bugs. Para uma maior produtividade e eficiência, devem ter a capacidade de resolver problemas complexos, sendo necessário que tenham um pensamento analítico e inovador. Assim, para quem trabalha neste setor, como é o caso na KLx, é imprescindível saber dar resposta aos problemas técnicos dos clientes, de forma rápida e eficaz, oferecendo soluções que acrescentem valor e contribuam para a transformação digital das organizações.

Ainda que haja o estereótipo de que nesta área os trabalhadores atuam de forma isolada, esta nem sempre é a realidade. Estes especialistas devem ter boas capacidades de comunicação, não só técnicas como interpessoais. Por um lado, sendo especialistas em assuntos tecnológicos complexos, devem conseguir simplificar a informação técnica para quem não tem esses conhecimentos. Por outro lado, estão frequentemente inseridos em organizações multiculturais, com pessoas de vários backgrounds, sendo os conhecimentos linguísticos e a empatia ferramentas essenciais para que haja compreensão e se consiga manter o espírito de equipa e de colaboração. Não esquecer também que as empresas de TI fornecem, na maioria das vezes, serviços a outras organizações, sendo a comunicação um ponto-chave no diálogo com os clientes e restantes stakeholders.

Além de complexa, a área tecnológica está em constante mudança, pelo que o talento de topo tem de saber adaptar-se com facilidade às diversas conjunturas. Para isso, os profissionais deste setor devem ter a motivação e a proatividade necessárias para realizarem formações que elevem e atualizem os seus conhecimentos. Muitas destas organizações dão a oportunidade de formação contínua, ficando da responsabilidade dos colaboradores a participação nestas iniciativas. Para acompanhar as tendências da indústria, a adaptabilidade e a constante aprendizagem são altamente valorizadas.

Segundo um estudo do ManpowerGroup de 2024, 80% das organizações na área das TI confessa ter dificuldade em encontrar o talento que precisa, nomeadamente com algumas destas cinco skills. Ainda assim, o setor das TI é dos que tem maiores intenções de contratação de fortes perfis digitais, revelando-se uma oportunidade de inserção no mercado para os profissionais da área que estão devidamente capacitados.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.